Em bom número no estádio Mané Garrincha, a torcida rubro-negra saiu decepcionada com o resultado. O Flamengo, mandante na capital federal, perdeu para o Santos por 2 a 1. Pedro abriu o placar para o time de Tite, e Nonato, ainda na primeira etapa, deixou tudo igual no Distrito Federal. Nos minutos finais, Joaquim finalizou de fora da área e determinou a vitória alvinegra. Com os três pontos, o Santos ganha fôlego na briga contra o rebaixamento à Série B do Brasileirão.
Sob olhares da torcida rubro-negra, o Flamengo começou melhor o confronto. Aos 20′, Pedro abriu o placar. Pouco mais de dez minutos depois, o Santos igualou com Nonato. O time comandado por Tite teve a baixa de Gerson, expulso após análise do VAR, ainda no primeiro tempo. O segundo tempo reservou as emoções para a parte final. Aos 42′, Joaquim acertou um belo chute de longe e virou o confronto. Nos acréscimos, Bruno Henrique recebeu um cartão vermelho.
Gols e expulsão de Gerson
Estudado, os primeiros dez minutos contaram com muitas trocas de passes das equipes, mas sem eficiência para furar o bloqueio defensivo. Aos 16′, Arrascaeta fez bom lançamento para Pedro, que dominou no peito, girou, finalizou e João Paulo defendeu com segurança. Quatro minutos depois, o primeiro gol da partida. Arrascaeta cobrou escanteio, Lucas Braga desviou, mas Pedro, livre na pequena área, só escorou para o fundo das redes.
Com 26′, o rubro-negro assustou João Paulo. Ayrton Lucas finalizou de fora da área e acertou o travessão do arqueiro santista. O empate alvinegro veio aos 32′. Soteldo cobrou falta, a defesa afastou mal e a bola sobrou para Nonato finalizar firme no canto direito de Rossi. Oito minutos depois, Gerson recebe cartão amarelo por levar o braço ao rosto de Furch, mas após análise de Rafael Klein no VAR, o árbitro decidiu pela expulsão do meia rubro-negro.
Virada santista
Com um a menos, o Flamengo voltou a campo com três alterações – Gabi, Matheuzinho e Victor Hugo nos lugares de Pedro, Wesley e Luiz Araújo. Do outro lado, em superioridade numérica, Marcelo Fernandes tirou o volante Rincón para a entrada do atacante Mendoza. Aos cinco, Furch tentou de voleio e Rossi defendeu. As alterações baixaram a intensidade do confronto e a partida se manteve em ritmo lento durante os primeiros 20 minutos da etapa final.
Com 27′, Thiago Maia roubou a bola e tocou de calcanhar para Bruno Henrique, o camisa 27 chutou de longe, mas a bola subiu. Nos minutos finais, Joaquim recebeu na entrada da área e chutou forte, sem chances para Rossi. O gol do zagueiro santista animou os torcedores alvinegros, frustrou os rubro-negros e determinou a segunda derrota consecutiva de Tite no comando do Flamengo. Ao término da partida, a torcida arremessou copos no gramado e irritou os jogadores cariocas.
O que vem por aí
Ainda na briga pelo título, o Flamengo enfrenta o Fortaleza, vice-campeão da Copa Sul-Americana, no próximo domingo (5/11), às 16h, na Arena Castelão. Na parte contrária da tabela, o Santos recebe o Cuiabá, na Vila Belmiro, na próxima segunda-feira (6/11), às 21h. Na 33ª rodada, os mandos invertem. O rubro-negro joga no Maracanã contra o Palmeiras, na quarta-feira (8/11), às 21h30; e o Peixe visita o Goiás, no estádio Hailé Pinheiro, na quinta-feira (9/11), às 19h.
Flamengo 1
Rossi; Wesley (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Éverton Cebolinha); Thiago Maia, Gerson 🟥 e Arrascaeta (Rodrigo Caio); Bruno Henrique 🟥, Luiz Araújo (Victor Hugo) e Pedro ⚽ (Gabriel Barbosa 🟨).
Técnico: Tite
Santos 2
João Paulo; Lucas Braga 🟨 (João Lucas), Joaquim ⚽, Messias e Kevyson; Rincón (Mendoza), Fernández (Dodi), Jean Lucas e Nonato ⚽ (Maxi Silveira); Soteldo e Julio Furch (Lucas Lima).
Técnico: Marcelo Fernandes