Por João Marcelo
Vivendo um excelente momento no Ultimate Fighting Championship (UFC), Vicente Luque fará sua décima segunda luta na organização. O retrospecto é favorável ao atleta, foram nove vitórias e apenas duas derrotas. Neste sábado (10), o brasileiro enfrentará o americano Mike “Platinum” Perry no coevento principal do UFC Fight Night 156, que ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai. Este será o primeiro evento de MMA no país sul-americano.
Depois de mais um nocaute, o sexto na organização, desta vez sobre Derrick Krantz, o “Assassino Silencioso” terá um adversário inconstante. Perry tem dez lutas no UFC, seis vitórias e quatro derrotas. Sua última luta foi contra Alex “Cowboy” Oliveira e o americano venceu por decisão unânime. O combate valeu como redenção para Mike, que havia sido derrotado por Donald Cerrone e acumulado a segunda derrota em 2018, a outra foi para Max Griffin.
Perry é conhecido por seu estilo agressivo dentro do octógono. O americano não costuma dar descanso aos seus adversários e procura mexer bastante com o psicológico de seus oponentes. A carreira na organização é marcada por ser inconstante. O lutador ainda não conseguiu vencer três lutas consecutivas desde a sua estreia, em agosto de 2016. Apesar desse fator, o atleta têm combates importantes, como o nocaute sobre Jake Ellenberger e a vitória por decisão dividida contra Paul Felder.
Do outro lado, Vicente Luque vive momentos de glórias no maior evento de lutas do mundo. O brasiliense de coração, como o próprio atleta se denomina, vem de cinco vitórias no UFC. A última foi sobre Derrick Krantz em um impressionante nocaute, no UFC 152. Antes do americano, Luque derrotou Nike Prace por finalização, Chad Laprise e Jalin Turner por nocaute, e o colombiano Bryan Barberena por nocaute técnico, após quase perder o combate.
A sua última derrota ocorreu em março de 2017 para Leon Edwards, número quatro do ranking dos meio-médios. O outro revés foi logo em sua estreia em julho de 2015 para Michael Graves. Ambas lutas foram por decisão unânime. Caso vença Mike Perry, Luque chegará a sexta vitória consecutiva e têm grandes chances de voltar ao ranking dos meio-médios. Hoje, três brasileiros estão no Top15 da categoria: Rafael dos Anjos (#5), Demian Maia (#10) e Elizeu dos Santos (#13).
Disputa de cinturão e card recheado de brasileiros
O primeiro UFC no Uruguai terá disputa de cinturão. O evento principal será entre a campeã Valentina Shevchenko e a desafiante Liz Carmouche, válido pelo peso-mosca. Além do duelo feminino, diversos brasileiros lutarão. Rodolfo Vieira estreará no evento e Gilbert Durinho fará parte do card preliminar. Polyana Viana e Marina Rodriguez, ambas no card preliminar, serão as representantes brasileiras do MMA. Alex Leko, Rogério Bontorin, Raulian Paiva, Geraldo de Freitas e Raphael Bebezão são os outros brasileiros.
CARD PRINCIPAL
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Liz Carmouche
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Mike Perry
Peso-pena: Luiz Eduardo Garagorri x Humberto Bandenay
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Ilir Latifi
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Oskar Piechota
Peso-pena: Enrique Barzola x Bobby Mofett
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Alexey Kunchenko
Peso-pesado: Ciryl Gané x Raphael Bebezão
Peso-palha: Tecia Torres x Marina Rodriguez
Peso-mosca: Rogério Bontorin x Raulian Paiva
Peso-galo: Geraldo de Freitas x Chris Gutierrez
Peso-leve: Rodrigo Kazula x Alex Leko
Peso-mosca: Veronica Macedo x Polyana Viana
Em negrito, os brasileiros.