Que tal enfrentar um adversário que ganhou os últimos três títulos que disputou? Essa será a árdua missão do Brasiliense diante do Clube Atlético Mineiro. O alvinegro conquistou a tríplice coroa em 2021 (Campeonato Estadual, Brasileirão e Copa do Brasil) e superou o Flamengo nesta temporada em duelo válido pela Supercopa do Brasil. O que o Jacaré tem a seu favor e pode se apegar é o histórico geral entre as duas equipes.
Dentre os 12 clubes do país de maior expressão, o Atlético-MG é quem o Brasiliense mais vezes enfrentou, sendo o retrospecto favorável ao time de Taguatinga. Ao todo, são sete jogos: quatro vitórias do Jacaré e três do Galo. Com jogadores badalados, como Hulk, Guilherme Arana e Nacho Fernández, o favoritismo atleticano é amplo. Porém, o Esquadrão Amarelo já surpreendeu o alvinegro na própria Copa do Brasil.
Tira-teima
Pelo torneio nacional, Atlético-MG e Brasiliense se cruzaram em duas oportunidades. A primeira foi na histórica campanha de 2002, quando o Jacaré chegou à decisão. Naquele ano, o Galo contava com jogadores conhecidos, como o pentacampeão mundial, Gilberto Silva, o meio-campista Mancini e os atacantes Marques e Guilherme. O embate foi válido pelas semifinais. O Brasiliense venceu os dois jogos: 3 a 0 no Mineirão e, na volta, 2 a 1, com dois gols de Wellington Diniz, vice artilheiro do torneio, em Taguatinga.
A segunda experiência não foi das melhores. Conforme o regulamento da Copa do Brasil de 2005, se a equipe visitante triunfasse por dois ou mais gols de diferença, nas duas primeiras fases, não haveria necessidade do jogo da volta. E assim aconteceu. Jogando pela segunda fase da competição, em casa, no Serejão, o Jacaré foi derrotado por 3 a 1. Fábio Júnior (duas vezes) e Euller (o filho do vento) fizeram os gols atleticanos. Agnaldo descontou para o time amarelo.
Série A e Série B
A temporada 2005 foi o ano em que o Brasiliense disputou a elite do futebol brasileiro. Na Série A, quem foi visitante obteve mais sorte. Em Belo Horizonte, triunfo amarelo por 1 a 0. Na capital federal, vitória alvinegra por 2 a 1. Curiosamente, os dois foram rebaixados à segunda divisão e o reencontro ocorreu pela Série B de 2006. Quem jogou em casa venceu: uma vitória de 1 a 0 para cada. O Atlético-MG foi campeão da segunda divisão e conseguiu o retorno à elite. O Jacaré, por sua vez, terminou na oitava colocação.
Pela Copa do Brasil de 2022, as partidas acontecerão entre 20 e 21 de abril, com mando do Galo, enquanto o Jacaré decidirá a vaga em casa, em 11 ou 12 de maio. Caso avance, o time amarelo, pode angariar mais R$ 3 milhões como premiação. Antes desse confronto, o Brasiliense terá pela frente a final do Campeonato Candango BRB, diante do Ceilândia, e a estreia na Série D do Brasileirão, contra o Anápolis, em 17 de abril, fora de casa.