18.5 C
Brasília
sábado, 26 de abril de 2025

Veja como foi o último trabalho de Jonilson Veloso, novo técnico do Gama

Confirmado pelo alviverde no domingo, treinador ficou quase quatro anos na Jacuipense, onde subiu para a Série C e caiu para a D

- Continua após a publicidade -

Quase quatro anos no comando da Jacuipense e resultados positivos e negativos no comando do time baiano. Este é o resumo do currículo do técnico Jonilson Veloso, treinador escolhido pelo Gama para liderar o elenco alviverde na tentativa de reconstrução no Campeonato Candango de 2022. O profissional foi anunciado pelo Periquito no último domingo (14/11).

Jonilson permaneceu na Jacuipense por três anos e oito meses – ele ficou no clube entre novembro de 2017 e setembro de 2021, com um curto período de 25 dias fora da equipe. O período rendeu ao treinador um dos trabalhos recentes mais longevos no futebol nacional. Em campo, o time baiano colheu um resultado almejado pelo Gama: um acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

O treinador precisou de duas oportunidades para conseguir o feito. Na primeira, em 2018, acabou caindo ainda na primeira fase. Em 2019, a Jacuipense alcançou o objetivo. O time passou pela etapa inicial com uma ótima campanha. No mata-mata, eliminou Central-PE, América de Natal-RN e Floresta-CE. Contra os cearenses, veio o acesso. Nas semifinais, os baianos perderam para o Manaus, mas a missão estava cumprida.

- Continua após a publicidade -

No Campeonato Baiano, levou o time a um quarto lugar em 2020. A campanha foi a melhor da história da Jacuipense no estadual. Nas campanhas recentes, o time obteve duas sextas e uma sétima colocação. Com Jonilson, o clube obteve, ainda, a melhor posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quando se posicionou atrás apenas de Bahia e Vitória entre os adversários estaduais.

Queda em 2021

A temporada de 2021 foi quando Jonilson teve o pior desempenho no comando da Jacuipense. Após segurar o time na Série C em 2020 terminar o Baianão em sexto em 2021, o treinador viu a equipe oscilar e brigar contra o rebaixamento na terceira divisão. A situação rendeu, inclusive, um caso curioso. Em agosto, Veloso foi desligado do cargo de treinador, mas retornou 25 dias depois.

O time, porém, não alcançou o objetivo. Com somente três vitórias em 18 jogos, uma delas na última rodada, fez o time baiano ser rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com isso, Jonilson Veloso encerrou de vez a passagem pelo time baiano em 25 de setembro. Cinquenta dias depois, o treinador aceitou o desafio de conduzir o Gama na temporada de 2022.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE