Na última sexta-feira (3/3), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro. Brasiliense e Ceilândia, integrantes do Grupo 5, estão ao lado de Anápolis-GO, Interporto-TO, Iporá-GO, Operário VG-MT, Real Ariquemes-RO e União Rondonópolis-MT. Antes da bola rolar pela quarta divisão nacional, os adversários disputam seus respectivos estaduais pelo país. O Distrito do Esporte detalhou como estão cada equipe nas competições.
O torneio mais avançado é o Campeonato Goiano e dois adversários dos clubes do Distrito Federal estão nas quartas: Anápolis e Iporá. Outra competição em fase final é o Campeonato Mato-grossense, com Operário-VG e União Rondonópolis brigando por uma vaga na semifinal e outra nas quartas. Em situação delicada está o Interporto, que corre risco de ser rebaixado no Campeonato Tocantinense neste sábado (4/3). O Real Ariquemes fez apenas um jogo até o momento no Campeonato Rondoniense.
Adversários de Goiás
Primeiro adversário do Ceilândia, o Iporá-GO disputa as quartas do Campeonato Goiano contra o Atlético-GO. A primeira partida entre as equipes terminou com vitória de 1 a 0 para o clube atleticano e para se classificar, o Iporá precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avanças às semis. Caso vença por um gol de diferença, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis. O decisivo confronto ocorrerá neste domingo (5/3), às 10h, no Antônio Accioly.
O outro goiano do Grupo 5 da Série D do Brasileirão, o Anápolis, também está nas quartas do Goianão. A equipe empatou por 0 a 0 com o Vila Nova no confronto de ida e precisa de uma vitória simples neste sábado (4/3), às 16h, no OBA, para avançar de fase. Goiás x Goiânia (8 a 3 para o Goiás na ida) e Aparecidense x CRAC (3 a 0 para a Aparecidense na ida) completam as quartas da competição.
Na fase de classificação, o Anápolis terminou em sexto lugar com 15 pontos, oriundos de três vitórias, seis empates e duas derrotas. O clube marcou 12 vezes e sofreu oito gols no campeonato. Já o Iporá terminou a primeira fase somando 14 pontos com campanha de quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas. A equipe anotou 13 gols e viu sua rede ser balançada por 14 vezes. No confronto entre as equipes, em 29 de janeiro, o placar finalizou em 0 a 0.
Adversários do Mato Grosso
Duas equipes do Mato Grosso estão no Grupo 5, ao lado de Brasiliense e Ceilândia: Operário VG e União Rondonópolis. O Campeonato Mato-grossense está em sua última rodada de classificação e os dois clubes figuram na parte de cima da competição. O União Rondonópolis é o segundo colocado com 15 pontos. São quatro vitórias, três empates e uma derrota na competição, além de dez gols marcados e sete sofridos. O Operário VG é o quarto colocado com 13 pontos, oriundos de três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O tricolor de Mato Grosso anotou 12 gols e sofreu dez durante a competição.
As duas equipes estão classificadas para as quartas da competição, mas brigam, ainda, por uma vaga restante na semifinal. O regulamento do Campeonato Mato-grossense prevê que os dois primeiros colocados avancem direto à semifinal, enquanto do terceiro ao sexto, jogam as quartas. O Cuiabá, primeiro colocado com 24 pontos, está garantido nas semifinais. Dom Bosco (terceiro com 13 pontos), Academia (quinto com 10 pontos) e Nova Mutum (sexto com 9 pontos) completam o G6 do torneio.
Adversários de Rondônia e Tocantins
O Interporto é o adversário dos clubes da capital federal com situação mais delicada em seu estadual. A equipe ocupa a sétima colocação do Campeonato Tocantinense e figura na zona de rebaixamento do campeonato, à frente apenas do Palmas, que desistiu da competição. O Interporto soma duas vitórias (uma por W.O. sobre o Palmas) e quatro derrotas. A equipe anotou cinco gols (o pior ataque do torneio) e sofreu seis. A situação fica ainda mais preocupante, pois a equipe perdeu três pontos ao entrar em campo contra Tocantinópolis sem nenhum atleta inscrito no BID, da CBF.
O clube tocantinense pode ser rebaixado nesse fim de semana, a depender de alguns resultados. Com três pontos, o Interporto pode alcançar, para fugir do descenso, Capital (quinto colocado com seis pontos) e União (sexto lugar com quatro pontos. Porém, as duas equipes estão com cinco jogos e atuam neste sábado (4/3). O Capital visita o Tocantins, às 16h, e o União recebe o Gurupi, às 18h30. Caso vençam seus jogos, o Interporto chega à última rodada do Campeonato Tocantinense, para enfrentar o União, sem chances de se salvar.
Último a estrear no estadual, o Real Ariquemes fez apenas um jogo no Campeonato Rondoniense. A equipe de Rondônia enfrentou o Guaporé no último domingo (26/2), no estádio Valerião, e venceu por 1 a 0. O rubro-negro, terceiro colocado na competição, volta a campo neste domingo (5/3) para jogar contra Gênus, último colocado do certame, às 15h30, no estádio Aluizão.
Campanha dos desafiantes de Brasiliense e Ceilândia
Anápolis (disputa as quartas do Campeonato Goiano)
12 jogos
3 vitórias
7 empates
2 derrotas
12 gols feitos
8 gols sofridos
Iporá (disputa as quartas do Campeonato Goiano)
12 jogos
4 vitórias
2 empates
6 derrotas
13 gols feitos
15 gols sofridos
Operário VG (4º lugar no Campeonato Mato-grossense)
8 jogos
3 vitórias
4 empates
1 derrota
12 gols feitos
10 gols sofridos
União Rondonópolis (2º lugar no Campeonato Mato-grossense)
8 jogos
4 vitórias
3 empates
1 derrota
10 gols feitos
7 gols sofridos
Real Ariquemes (3º lugar no Campeonato Rondoniense)
1 jogo
1 vitória
0 empate
0 derrota
1 gol feito
0 gol sofrido
Interporto (7º lugar no Campeonato Tocantinense)
6 jogos
2 vitórias
0 empate
4 derrotas
5 gols feitos
6 gols sofridos