No fim de semana acontece o pontapé inicial da Série D do Campeonato Brasileiro! O Distrito Federal possui dois representantes na competição nacional: Capital e Ceilândia. O Tricolor Candango entra em campo no sábado (19/4), às 19h30, no Estádio JK. Já o Gato Preto viaja até o interior de Goiás para no dia seguinte enfrentar os donos da casa, às 15h30. O Ceilândia, que estreia longe de seus domínios, visita o Goianésia, que foi rebaixado no Campeonato Goiano.
Na competição estadual, o Azulão ficou na 11ª colocação, com 11 pontos conquistados. Ao longo do certame local, o clube venceu somente duas partidas, diante da Abecat e Goiânia, empatou quatro e perdeu outros cinco duelos. A equipe chegou até a última rodada do Goianão fora da zona da degola, porém, a Aparecidense e o Goiatuba, adversários diretos contra o rebaixamento, acabaram vencendo os jogos diante do Atlético-GO e Goiânia, respectivamente. Com a derrota para o Anápolis, o Goianésia acabou rebaixado.
Diferentemente do Ceilândia, que disputou a Copa Verde e Copa do Brasil além do campeonato estadual, o Goianésia, na atual temporada, entrou em campo somente pelo Campeonato Goiano. Inclusive, a equipe volta a disputar a Série D do Brasileirão quatro anos desde a última participação. Em 2021, o clube terminou na quinta colocação do Grupo A5, fora da zona de classificação para a próxima fase. Naquele ano, Brasiliense e Gama foram os representantes do DF na quarta divisão nacional.
Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, Luan Alves, jornalista da Rádio Bandeirantes Goiânia, comentou que a expectativa da torcida não é muito grande para a Série D, diante do que aconteceu no estadual. Porém, há um pingo de esperança, já que o time apresentou uma melhora no fim do Goianão. Segundo ele, apenas 10 jogadores permaneceram após o fim do campeonato estadual, entre eles, três foram destaques da equipe: Ian Barreto (lateral), Luiz Fernando (zagueiro) e Sandrinho (atacante).
Clique e saiba mais
- Veja como chega a Aparecidense para jogo contra o Capital pela Série D
- Copa do Brasil: jogo entre Capital e Botafogo será no Mané Garrincha
- Brasília perde quarta partida seguida no Novo Basquete Brasil
Para a Série D do Campeonato Brasileiro, jogadores das categorias de base do Goianésia se juntaram aos 10 atletas remanescentes do Goianão. Segundo Luan Alves, boa parte desses jovens atletas não atuaram no Campeonato Goiano. Assim como outros representantes goianos no quarto escalão nacional, o Goianésia não vive um bom momento. O jornalista da Rádio Bandeirantes Goiânia opinou sobre por qual posição o Azulão pode brigar na primeira fase.
“Eu acho que não briga lá em cima. Acho que pode classificar pegando ali uma terceira, quarta vaga, mas eu, seriamente, olhando o nível do grupo, não acredito que vá brigar ali nas cabeças. Mas, assim, tem potencial. O time melhorou muito nas mãos do Márcio Goiano, só que agora o Márcio Goiano deixou o time, né? Quem está comandando é o Betinho. Não acompanhei de perto o trabalho do Betinho no Lagarto, mas tem uns bons trabalhos”, iniciou o repórter.
“Então, eu acho que o time vai se classificar, vai sair ali na terceira, quarta colocação. Não vai ser uma série D muito fácil. Mas é aquilo, se classificar, aí passa a pensar num outro objetivo, aí o campeonato vira, pode chegar novos nomes. Então não dá pra cravar, mas nesse início acho que vai ser difícil mesmo”, comentou Luan Alves. Confira abaixo os números do Goianésia na atual temporada.
Goianésia na atual temporada
Rebaixado no campeonato goiano
11º colocado
11 pontos – 2 vitórias 4 empates 5 derrotas
Retrospecto em casa – 1 vitória 3 empates 1 derrota
Retrospecto fora de casa – 1 vitória 1 empate 4 derrotas