Dentre todos os participantes do Candangão, o Samambaia é a equipe que mais terá atletas emprestados no cenário nacional, com nove. Na Série C, o goleiro Samuel, reserva do Cachorro Salsicha na competição, ruma ao Caxias do Sul-RS; Emerson Brito, atacante de 21 anos, estará cedido ao São José-SP e também disputará a ‘terceirona’. Para a quarta divisão do Brasileirão, o clube samambaense cedeu Murilo, Felipe Werley e Ian Carlos ao co-irmão Brasiliense; no mesmo grupo do Jacaré (E), também estarão Luquinhas, Bahia, Daniel Mendonça e Felipe Alves, com a camisa do Iporá-GO.
- Continua após a publicidade -
Atual campeão do Candangão, o Ceilândia terá quatro atletas em campo pela Série D. Clemente, Paulinho, Romarinho – artilheiro do Candangão com nove gols – e Euller foram emprestados ao Manauara-AM, presente no Grupo A da competição. Até agora, o Capital, vice-campeão candango, já anunciou a renovação de contrato com dois destaques: o zagueiro Éder Lima (emprestado ao Crac-GO) e o volante Marconi (emprestado ao Porto itória-ES). Felipe Guedes, um dos capitães do Tricolor Candango, também vestirá a camisa do Crac, mas não tem retorno garantido à Coruja em 2024.
Quatro atletas ex-Gama estarão presentes nos ‘Brasileirões’. A fila de atletas que disputarão a quarta divisão nacional é puxada por Gui Mendes, atacante de 23 anos que ‘pulou o muro’ e se transferiu ao arquirival, o Brasiliense. Ainda na Série D, o zagueiro e capitão Wellington vestirá a camisa do Água Santa-SP; Wanderson, que ficou no Alviverde apenas até a quarta rodada do Candangão, disputará competição pelo Itabuna, da Bahia. Pedro Romano, zagueiro e destaque gamense no Candangão, estará presente na Série B com a camisa do Paysandu-PA.
Um asterisco é colocado acima do nome de Kaio Nunes: inicialmente, o atacante disputaria a Série D pelo Real Brasília, mas se transferiu ao Brasiliense após o fim do Campeonato Candango. O Ceilandense fecha esta lista com quatro atletas representados, todos na quarta divisão do Brasileirão. Eleito a revelação do Candangão, Caio Pirata estará emprestado ao Iporá-GO, junto ao meio-campista Henrique, de 30 anos. Gabriel Pedra é o único à rumar ao co-irmão Brasiliense; por último, Estevão, lateral-direito de 23 anos, se transferiu de forma definitiva ao River, do Piauí.
Confira a lista completa abaixo:
- Ceilândia: Clemente, Paulinho, Romarinho e Euller (Manauara)
- Capital: Marconi (Porto Vitória-ES), Éder Lima e Felipe Guedes (Crac-GO)
- Gama: Romano (Paysandu-PA), Wellington (Água Santa-SP), Gui Mendes (Brasiliense), Wanderson (Itabuna-BA)
- Real Brasília: Kaio Nunes (Brasiliense)
- Samambaia: Samuel (Caxias do Sul), Emerson (São José), Luquinhas, Bahia, Daniel Mendonça e Felipe (Iporá), Murilo, Felipe Werley, Ian Carlos (Brasiliense)
- Ceilandense: Estevão (River-PI), Gabriel Pedra (Brasiliense), Caio Pirata e Henrique (Iporá)