Por João Marcelo
A notícia de que Flamengo x Vasco aconteceria no Distrito Federal animou a torcida brasiliense. A partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcada para o estádio nacional Mané Garrincha. O jogo seria realizado graças a um acordo entre o clube alvinegro e a empresa Roni7 Consultoria Esportiva, de propriedade do ex-atleta Roni, que havia comprado dois mandos de campo. O primeiro, já cumprido, ficou a cargo de Vasco x Corinthians, ocorrido na Arena da Amazônia em 4 de maio. O segundo seria o clássico em território candango.
Porém, a partida corre riscos de não acontecer na capital federal. O acordo firmado entre o Gigante da Colina e o grupo de empresários foi desfeito, e a operação do jogo passa a ser somente do clube carioca. Em contato com pessoas ligadas ao Vasco da Gama, a equipe do Distrito do Esporte confirmou o fim do contrato. Com isso, o local da disputa do “Clássico dos Milhões” está indefinido. Ainda há chances do confronto ser em solo brasiliense. Entretanto, outros locais, como o Maracanã, no Rio de Janeiro, também estão em pauta. Casa vascaína, São Januária precisaria de autorização das forças policiais para sediar o jogo.
Também procurada pela reportagem do Distrito do Esporte, a empresa Roni7 não quis dar detalhes sobre o fim do acordo com o alvinegro carioca. Os representantes do Vasco da Gama não informaram os motivos para o término do compromisso, limitando-se apenas a garantir que “o clube é quem vai operar o jogo”. O Flamengo, que já havia sinalizado à favor da realização do confronto no Distrito Federal, aguarda a decisão da nova localidade que, em respeito ao Estatuto do Torcedor, deve ser divulgada até 7 de agosto.
Clássico frequente no Distrito Federal
Os torcedores brasilienses se acostumaram a ver Vasco x Flamengo no estádio Mané Garrincha. Este seria o sexto confronto entre as equipes cariocas em solo brasiliense. O primeiro, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, contou com a vitória do rubro-negro sobre o Gigante da Colina por 1 a 0, gol de Paulinho. No mesmo ano, os clubes se encontraram novamente pelo Brasileirão e terminou empatado em 1 a 1, Hernane marcou pelo Flamengo e Willie foi o autor do gol vascaíno.
Pelo Campeonato Carioca de 2016, o terceiro confronto no Mané Garrincha. Novamente um empate, desta vez por 1 a 1, gols de Marcelo Cirino (Flamengo) e de Riascos (Vasco). A saga dos empates continuou no quarto e quinto jogo entre os cariocas. Em 2017, também pelo Campeonato Carioca, 2 a 2. Yago Pikachu e Nenê marcaram para o cruzmaltino, enquanto Willian Arão e Berrío guardaram para o rubro-negro. A última partida, pelo Brasileirão de 2018, terminou em 1 a 1, gols de Andrés Ríos pelo Vasco e Luiz Gustavo, contra.