Por Luís Moreira e Bruno Henrique de Moura
Os torcedores cruzmaltinos e são-paulinos podem se preparar. Segundo apurou a reportagem do Distrito do Esporte, a partida válida pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, entre Vasco e São Paulo, será no Estádio Nacional Mané Garrincha, muito provavelmente em 8 de outubro. A reportagem apurou que a direção da Arena BRB garantiu que entregará o gramado em boas condições para a realização da partida. Foram problemas no gramado que impediram o Flamengo de mandar seus próximos jogos em Brasília.
Na tarde desta quinta-feira (4/8), o Vasco da Gama enviou uma solicitação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e agilizou as conversas com a administração da Arena BRB Mane Garrincha para a trazer o jogo contra o São Paulo para o Distrito Federal. Se ainda não está confirmada no calendário oficial, a mudança é certa, segundo fontes da reportagem envolvidas com o negócio.
O clube carioca vive a incerteza de não contar com São Januário. Após as confusões após a partida contra o Goiás pelo primeiro turno, o time sofreu severas punições da Justiça. O STJD determinou quatro jogos sem torcida, que já foram cumpridos, além de uma multa de R$ 80mil. Porém, a Justiça Comum do Rio de Janeiro interditou o estádio devido às confusões no entorno e por uma decisão que, para muitos, é classista, pela arena estar localizada próxima a uma favela.
Além disso, as más condições do gramado do Estádio Maracanã levaram o consórcio que administra a praça, gerido por Fluminense e Flamengo, interromperem jogos no local até tratamento no gramado para consertar as condições de jogo do mesmo.
Vasco não tem boas lembranças do Mané Garrincha
O retrospecto do Vasco em Brasília não é dos melhores. Dos últimos sete jogos do clube pelo Campeonato Brasileiro no Mané Garrincha, três empates e quatro derrotas. Goleadas acaçapantes contra Flamengo (4 a 1, em 2019), Corinthians (4 a 1, em 2018) e o próprio São Paulo (4 a 0, em 2015) assombram os vascaínos da capital. Entretanto, neste ano, o clube venceu as duas partidas que disputou na arena, contra Nova Iguaçu e Trem-AC, pelo Campeonato Carioca e Copa do Brasil, respectivamente.
Em nota oficial publicada para a imprensa, a assessoria da Arena BRB Mane Garrincha se pronunciou sobre o pedido do cruzmaltino. “O Estádio está reservado para o duelo entre Vasco x São Paulo, ainda sem data definida. Apenas no aguardo da Federação para confirmação da mudança da partida para a Arena BRB Mané Garrincha”. A reportagem confirmou com a FFDF que o jogo será no Distrito Federal.