Por Danilo Queiroz
Depois de uma sequência de derrotas no fim de 2019, o Universo/Brasília começou o segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB) com um resultado positivo. Na noite de segunda-feira (13/1), o time candango entrou em quadra pela primeira vez em 2020 para receber o Pato Basquete no Ginásio da Asceb. Em uma partida repleta de reviravoltas, os brasilienses levaram a melhor por 76 a 73.
Nos primeiros minutos, o time visitante se comportou melhor e abriu os primeiros pontos de vantagem. Reforçando a marcação, o Universo/Brasília conseguiu voltar ao jogo, diminuindo a diferença no placar para apenas um ponto. Sem se intimidar, o time paranaense continuou controlando a partida deixando os donos da casa para trás. No fim do primeiro quarto, os visitantes venciam por 20 a 14.
No segundo quarto, o técnico Ricardo Antônio optou por realizar algumas mudanças que deram um ritmo diferente para os brasilienses. Apostando nos arremessos do perímetro, principalmente com Nezinho e Arthur, o time candango começou a escalar o placar e se aproximar do Pato Basquete. Com a reação, o Universo/Brasília fechou o segundo quarto vencendo pelos mesmos 20 a 14 e empatando tudo em 34 a 34.
Depois do intervalo, o equilíbrio continuou sendo o principal teor do jogo. Comandado por Arthur, o time candango chegou a abrir cinco pontos nos primeiros minutos do período. Porém, sem se perder, o Pato Basquete correu atrás do prejuízo e ficou dois pontos à frente faltando pouco mais de um minuto para o fim do quarto. Porém, com uma bola de três, o Universo/Brasília retomou a liderança: 57 a 56.
Com os dois times vivos em busca do triunfo, o último quarto seguiu recheado de emoção. Após ter conseguido abrir uma nova margem na dianteira, os candangos acabaram surpreendidos e foram ultrapassados novamente pelos brasilienses. Sem desistir da partida, o Universo/Brasília recolocou a cabeça no lugar e, nos últimos segundos, contou com uma cesta de três de Ronald para vencer o jogo 76 a 73.
Com 24 pontos anotados e mais quatro roubadas de bola, Arthur foi o grande destaque do jogo com direito a recorde pessoal na temporada. “A equipe conseguiu jogar bem, a gente teve alguns erros, principalmente na defesa. Eu quis ajudar a equipe da melhor forma possível, puxando ponto, tentando na defesa, ajudei em algumas coisas, acabei atrapalhando em outras, mas faz parte também”, analisou.
O próximo adversário do Universo/Brasília será o Rio Claro Basquete/SP, em casa. Sobre esta partida, o técnico do time candango, Ricardo Oliveira, comentou a necessidade de vencer mais um jogo na capital federal: “A gente ganhou na casa deles. Se eles ganham da gente aqui, a gente tem que ganhar um outro jogo mais difícil. Jogar com a nossa torcida contribui muito, jogar em casa faz a diferença pra gente”, disse.