Por Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz
Uma imagem postada no Instagram oficial do Universo/Brasília na noite de sexta-feira (23/11) caiu como uma bomba no cenário do basquete no Distrito Federal. A foto contava com um filtro preto e branco e trouxe a enigmática mensagem “obrigado por tudo, Brasília”. O texto rapidamente causou alvoroço nos fãs do time, que começaram a cogitar uma mudança de cidade em meio à disputa do Novo Basquete Brasil (NBB).
Os boatos também não demoraram para definir um possível destino da equipe: a cidade de Goiânia (GO). Porém, o staff do clube negou o interesse de deixar a capital federal. Procurado pela reportagem do Distrito do Esporte, o diretor do Brasília, Bernardo Bessa, se mostrou surpreso com informação e prontamente negou que a franquia da capital federal esteja de mudança. “Quem disse que vamos mudar de cidade?”, questionou.
Fato é de que a postagem foi uma ação feita diretamente pelo setor de marketing da franquia candanga e sequer passou pelo crivo da assessoria de imprensa do Universo/Brasília, pasta responsável por alimentar todas as redes sociais da equipe. Perguntando sob o motivo da ação, o diretor do Brasília preferiu manter o mistério. “Já já vocês vão entender o que é”, deixou no ar.
E não demorou muito. No início da tarde de sábado (23/11), uma nova série de postagens do clube deu fim a qualquer boato. “Muita gratidão à Capital do Basquete! Passamos por anos de glórias, emoções, conquistas, altos e baixos… e seguimos juntos! Que venham os próximos desafios. Sempre será POR BRASÍLIA! Obrigado BRB por sempre ter acreditado em nós! Juntos até o fim”, decretou a equipe.
O que diz o regulamento do NBB
O Distrito do Esporte conferiu todo o regulamento oficial do Novo Basquete Brasil (NBB), mas em nenhum momento o documento do torneio faz referência sobre uma possível mudança de sede de uma de suas equipes em meio à competição. O assunto não é tocado nem no sentido de autorizar, nem para expressar uma proibição ao movimento. O artigo 11 trata apenas do “respeito com o público da competição”.
“Art. 11 – São pressupostos para o atendimento aos princípios fundamentais do NBB CAIXA:
a) O respeito ao público e aos órgãos envolvidos com a competição;”
Vale destacar ainda outro fator que poderia reduzir as chances de uma mudança de sede por parte do Universo. Através do site “Eventin”, a franquia já iniciou a venda de ingressos para todas as partidas que realizará como mandante no Ginásio da AsCeb, localizado na 904 sul. Não há a confirmação se algum dos jogos já têm bilhetes vendidos, mas os valores das entradas já estão estabelecidos e abertos para o torcedor.