Por Danilo Queiroz
A temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) começou da melhor maneira possível para o Universo/Brasília na noite desta quarta-feira (16/10). Jogando no Ginásio da AsCEB, a franquia do Distrito Federal recebeu o Botafogo em um jogo quente e, empurrado por sua torcida, contou com o brilho do jogo coletivo dos comandados do técnico Ricardo Oliveira para superar a agremiação carioca e sair vencedor por 78 a 63 na primeira partida do ano.
O primeiro quarto de jogo foi marcado por bastante equilíbrio dentro de quadra. Com os dois times bastante eficientes na parte ofensiva, os torcedores presentes no Ginásio da AsCEB presenciaram o Universo/Brasília largar bem e abrir logo de cara sete pontos sobre os botafoguenses. Porém, o time brasiliense não soube aproveitar o bom momento e viu os cariocas reagirem e chegarem a tomar à frente no marcador. No fim, nova boa sequência dos candangos, que viraram para 20 a 18.
No segundo quarto, os cariocas conseguiram se sobressair. Contado com desempenho inspirado de Lucas Mariano, o Botafogo conseguiu colocar o Universo/Brasília nas cordas e passou a empilhar uma sequência de bolas. Com isso, a vantagem que os brasilienses haviam aberto na primeira parcial do confronto foi sendo dissolvida pouco a pouco. Aproveitando o apagão candango, os alvinegros desceram para os vestiários vencendo por 40 a 34.
A volta do intervalo trouxe um Universo/Brasília bem mais consistente e com o brio alterado foi atrás do placar. Comandado por Ronaldo e Gui Santos, os brasilienses começaram uma reação e acuaram o time do Botafogo. Além disso, o time candango contou ainda com o brilho coletivo. Ao todo, oito atletas diferentes somaram pontos no período e ajudaram a franquia do Distrito Federal a retomar a vantagem e ir para os minutos finais vencendo por 56 a 54.
Com os alvinegros tentando exercer uma pressão para se manterem vivos no jogo, os brasilienses passaram a jogar de forma inteligente para confirmar a vitória na estreia. Apoiado por uma fervorosa torcida, o Universo/Brasília passou a aproveitar os incontáveis erros do Botafogo e se manteve sólido na defesa. No fim, a parcial acabou com vitória por incríveis 22 a 9. Com isso, o jogo no Ginásio da AsCEB acabou com vitória da equipe candanga por 78 a 63.
FECHOU COM CHAVE DE OURO! Bola de 3 de Rafa Moreira para selar a grande vitória do @bsbbkt na estreia do #NBBCAIXA ???
Placar final:? @bsbbkt 78 X 63 @Botafogo ⚫#NBBnoDAZN#caixaesportes pic.twitter.com/kIlVD7Sqm5
— NBB CAIXA (@NBB) October 17, 2019
Agora, o Universo/Brasília já volta às atenções para os próximos compromissos válidos pelo NBB. Na sexta-feira (18/10), a franquia candanga fará mais um jogo no Ginásio da AsCEB. Dessa vez, os brasilienses irão receber o Flamengo, às 21h10. A partida terá transmissão ao vivo do canal de TV fechada Fox Sports. Dez dias depois, o time do DF terá sua primeira partida longe de seus domínios, quando visitará o Pato Basquete, no Ginásio do Sesi, em Curitiba-PR, às 20h.
BRASÍLIA: Arthur (6), Ronald (10), Rafa Moreira (10), Pedro (8) e Nezinho (15). Entraram: Gui Santos (8), Marecelão (2), Rava (4), Gabriel, Bruno Fiorotto (10) e Gui Bento (5) – Técnico: Ricardo Araújo.
BOTAFOGO: Cauê (20), Paulinho Boracini (3), Coelho (3), Du Sommer (3) e Lucas Mariano (24). Entraram: Mogi (2), Diego (3) e Arthur (5) – Técnico: Leo Figueiró.