Por Lucas Espíndola
Com a repercussão da volta do Campeonato Candango retornando a partir de julho, muitas equipes estão se movimentando no cenário local. Mesmo não se classificando para a fase final do certame, mas mirando a disputa dos torneios de base do Distrito Federal e uma possível classificação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Unaí fez um comunicado em suas redes sociais no início desta semana.
Em 15 de junho, segunda-feira, por meio do Instagram oficial do clube, o Unaí Esporte Clube anunciou que chegou a um acordo com Rubio Guerra, que será o novo gerente de futebol do Verdão mineiro. O presidente do clube, Major Elias, viu com bons olhos a temporada deste ano com um time repleto de garotos e resolveu dar uma oportunidade para a continuidade do trabalho de Rubio.
O novo gerente de futebol ajudou a montar o time profissional para a disputa do Candangão deste ano, como treinador da equipe. A equipe contava com apenas seis atletas profissionais e o restante do elenco era formado por jogadores da equipe sub-23, ficando na nona colocação, evitando a queda do time mineiro para a segunda divisão do campeonato distrital.
Rubio Guerra obteve um aproveitamento de 33.3% à frente do Unaí em 2020. Foram três vitórias – Ceilândia, Luziânia e Ceilandense -, dois empates e seis derrotas. Com 19 gols marcados e 22 tentos sofridos. Agora, o ex treinador sairá da beira do campo e irá atuar na gestão do clube, função que acumulou mesmo sendo técnico do clube, durante o Candangão.