19.2 C
Brasília
terça-feira, 22 de abril de 2025

Última rodada, última chance: o que está em jogo na reta final do Candangão

Dos dez times participantes desta edição do torneio, cinco ainda jogam a vida na última rodada do torneio. Destinos seguem em aberto tanto na parte de cima da tabela quanto na luta contra o rebaixamento

- Continua após a publicidade -

Vem aí a última rodada da primeira fase do Campeonato Candango 2025. Ainda há disputas e cenários abertos tanto para a parte de cima, quanto nas posições inferiores da tabela de classificação. Na disputa pelo mata-mata, três times brigam por duas vagas restantes. Na zona da degola, duas equipes ainda tentam escapar do rebaixamento à Segundinha de 2026. Existem também aqueles que já tem o destino definido, fora outros que já não brigam mais por nada. Todas as partidas da nona rodada estão marcadas para acontecer no mesmo dia e horário: neste sábado, 8 de março, às 16h.

De acordo com o regulamento que perdura deste 2023, o Campeonato Candango conta com dez clubes participantes. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos. Ao término desta etapa, os dois últimos colocados são rebaixados à Segunda Divisão local; os quatro melhores se classificam às semifinais, onde os confrontos serão definidos em chaveamento olímpico (1° enfrenta o 4° e 2° pega o 3°). Em jogos de ida e de volta, o vencedor avança à grande final e garante calendário nacional no ano seguinte (Brasileirão Série D, Copa do Brasil e Copa Verde).

Três clubes, duas vagas: quem vai às semifinais?

Ceilândia, Gama e Paranoá. Os três brigam pelas vagas restantes na semifinal do Candangão. Quem tem a vida mais fácil são os ceilandenses: com 18 conquistados ao decorrer do torneio, uma vitória ou um simples empate classifica o atual campeão para o mata-mata. O adversário, o Samambaia, já não briga mais por nada no campeonato e entra em campo apenas para cumprir tabela. Mesmo em caso de derrota, apenas uma combinação de resultados seria capaz de tirar o Gato Preto das semifinais do Campeonato Candango.

- Continua após a publicidade -

O cenário para o Ceilândia ficar de fora é: uma derrota para o Samambaia + vitória do Gama + vitória do Paranoá. Atualmente com 15 pontos na tabela, os paranoenses podem chegar no máximo em 18 – atual pontuação dos ceilandenses -, mas a Cobra Sucuri avançaria pelos critérios de desempate. Mas este não é o único cenário de classificação do Paranoá. Qualquer tropeço do Gama (seja empate ou derrota) somado a uma vitória do Paranoá contra o Brasiliense – que não deve fazer jogo duro para não favorecer o rival -, classifica a equipe comandada por Klésio Borges.

Ao falar em Gama, apenas uma vitória interessa ao maior campeão do Campeonato Candango. Por questões óbvias, os gamenses não contam com uma vitória do Brasiliense sobre o Paranoá. Então, vencer o Capital no Estádio Bezerrão se torna uma obrigação para os comandados de Luiz Carlos Souza. Se tropeçar diante do Tricolor, até mesmo um empate dos paranoenses significa a eliminação precoce do Alviverde ainda na primeira fase. Para o confronto decisivo, a diretoria promove promoções para lotar a arena.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE