Por João Marcelo
Após a confirmação de que o Distrito Federal receberia o Ultimate Fighting Championship (UFC) em 14 de março de 2020, a organização do evento confirmou mais quatro lutas. Dentre elas, um brasiliense do peso-galo constará no card. Com os anúncios do UFC, já são nove lutas e oito brasileiros estão entre os relacionados para o evento no ginásio Nilson Nelson. Será o primeiro em solo brasileiro no próximo ano, que ainda terá São Paulo como sede, em 9 de maio de 2020.
Conforme anunciado anteriormente pelo Distrito do Esporte, cinco lutas já haviam sido confirmadas, mas nenhum brasiliense constava na relação. Porém, o UFC anunciou Rani Yahya, na noite passada (26), como primeiro atleta da capital federal. O lutador peso-galo enfrenta o peruano Enrique Barzola, que vem de derrota para Movsar Evloev, no UFC 162. O brasileiro também vem de revés, em fevereiro deste ano, em confronto com Ricky Simon.
Com a confirmação, Rani Yahya fará sua terceira luta em solo brasiliense. O atleta venceu nas duas oportunidades em que disputou. A primeira, em 13 de setembro de 2014, uma kimura contra Johnny Bredford, no UFC Fight Night 51. Dois anos depois, em 24 de setembro de 2016, no UFC Fight Night 95, o japonês Michinori Tanaka foi a vítima, desta vez a vitória veio por decisão unânime. Yahya tem bom retrospecto na organização, com onze vitórias, quatro derrotas e um no-contest.
Além de Yahya x Barzola, outras três lutas foram anunciadas. O potiguar Jussier Formiga, atual número dois do peso-mosca, enfrentará o mexicano Brandon Moreno, número cinco da categoria. Elizeu “Capoeira” dos Santos, que perdeu para Li Jingliang em seu último confronto, terá três rounds contra o russo Alexey Kunchenko. Outro combate no card será entre a venezuelana Veronica Macedo, vindo de vitória contra Polyana Viana, enfrentando a sueca Bea Malecki , invicta no UFC, pelo peso-galo.
UFC Brasília, 14 de março de 2020
Johnny Walker x Nikita Krylov (meio-pesado)
Amanda Ribas x Paige VanZant (palha)
Antônio Carlos “Cara de Sapato” x Brad Tavares (médio)
Maryna Moroz x Mayra “Sheetara” (mosca)
Carlos “Boi” x Jeff Hughes (pesado)
Elizeu Capoeira x Alexey Kunchenko (meio-médio)
Rani Yahya x Enrique Barzola (galo)
Veronica Macedo x Bea Malecki (galo)
Jussier Formiga x Brandon Moreno (mosca)
Em negrito, brasileiros.