Por João Marcelo
Prestes a completar dois meses de seu último evento, UFC Brasília em 14 de março, o Ultimate Fighting Championship anunciou uma data para a volta das lutas, 9 de maio. O UFC 249, que anteriormente seria a disputa de cinturão do peso-leve entre Khabib Nurmagomedov x Tony Ferguson, acontecerá sem público nos Estados Unidos. Algumas mudanças no card foram feitas, mas Vicente Luque, representante do Distrito Federal, continua e terá pela frente um adversário já conhecido.
O tão esperado UFC Brasília teve um desfecho inesperado: aconteceu sem público e com um mínimo de pessoas ao redor do octógono. A pandemia Covid-19, que cresce consideravelmente no Brasil, foi a causadora do impacto negativo no evento. Desde então, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que proíbe aglomerações e a realização de eventos esportivos, os combates do UFC foram adiados. Ainda houve tentativas de datas, mas os governos dos países escolhidos foram contra.
Porém nesta semana, o mandatário do UFC, Dana White, anunciou o UFC 249. A data escolhida foi o próximo fim de semana, mais precisamente sábado, 9 de maio. Os combates ocorrerão em Jacksonville, na Flórida (EUA). Além desse, outros dois, em 13 e 16 de maio, também acontecerão na cidade. Este será o primeiro grande evento esportivo mundial a retomar suas atividades em meio a pandemia. Por conta disso, alguns cuidados serão tomados e a presença do público foi vetada.
Todos os lutadores e o pessoal envolvido na realização do card terão procedimentos, já divulgados pela organização, a serem cumpridos para que não haja contaminação. Dentre os cuidados, a realização de exames e testes para verificar se há contaminados pelo Coronavírus, sala individual para os treinamentos dos atletas, equipamentos de segurança, entre outros precauções.
Vicente Luque x Niko Price: uma nova luta de velhos conhecidos
Representando o Distrito Federal, Vicente Luque terá um adversário duro pela frente, mas com o “caminho para a vitória” já conhecido. Niko Price será o oponente pelo card preliminar do UFC 249 e os dois já se enfrentaram uma vez. Foi em 28 de outubro de 2017 pelo UFC Fight Night 119. Na ocasião, Luque aplicou um brabo estrangulamento aos quatro minutos e oito segundos do segundo round, decretando sua quinta vitória em sete lutas na organização à época.
Dois anos e meio depois, o cartel dos dois tiveram muitas mudanças. Vicente Luque conseguiu ascensão na categoria e hoje é o número 13 dos pesos-leves. Desde a luta com Price, o “Assassino Silencioso” venceu seis vezes seguidas (contando com a luta de Niko) e perdeu apenas uma, a última contra Stephen Thompson. Já Niko “The Hybrid” Price apresentou um cartel mais equilibrado com quatro vitórias e três derrotas. Em seu último combate teve o braço levantado ao nocautear James Vick com um upkick.
UFC 249
CARD PRINCIPAL
Tony Ferguson x Justin Gaethje (peso-leve)
Henry Cejudo x Dominick Cruz (peso-galo)
Francis Ngannou x Jairzinho Rozenstruik (peso-pesado)
Jeremy Stephens x Calvin Kattar (peso-pena)
Greg Hardy x Yorgan De Castro (peso-pesado)
CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone x Anthony Pettis (peso-leve)
Alexey Oleynik x Fabricio Werdum (peso-pesado)
Carla Esparza x Michelle Waterson (peso-palha)
Ronaldo Jacaré x Uriah Hall (peso-médio)
VICENTE LUQUE x Niko Price (peso-meio-médio)
Charles Rosa x Bryce Mitchell (peso-pena)
Ryan Spann x Sam Alvey (peso-meio-pesado)