27.5 C
Brasília
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Trio que deixou o Gama representa 1/4 dos gols e cartões da equipe na temporada

Levantamento do Distrito do Esporte mostra o desempenho dos atletas durante o ano de 2020

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

Com o campeonato candango paralisado desde o dia 19 de março, exatamente há 109 dias, devido a pandemia do novo coronavírus, clubes do Distrito Federal e entorno vêm perdendo alguns atletas para outras equipes. Nem o líder do torneio escapou da egressão de jogadores. Nomes importantes da Sociedade Esportiva do Gama tiveram suas saídas confirmadas, surpreendendo negativamente toda a torcida alviverde.

No ano de 2020, o alviverde possui 43 gols em 11 jogos disputados, 10 pelo Candangão e um pela Copa do Brasil. Ao todo, Luquinhas, Tarta e Balotelli marcaram 10 gols para o Gama neste ano, um pouco menos de 25% dos tentos anotados pelo periquito na temporada. Com a saída desses atletas, o melhor ataque do Candangão perde um pouco do seu poderio ofensivo. O levantamento foi feito pelo Distrito do Esporte.

- Continua após a publicidade -

Luquinhas tem melhor desempenho individual entre os ex-Gama

O primeiro desses jogadores a sair foi o volante Wallace, mais conhecido como Tarta. Considerado por muitos um ídolo, após ótimas atuações no ano passado e no Candangão deste ano, o jogador chamou a atenção do Juventude, clube gaúcho que disputará a Série B do Brasileirão em 2020. Depois do anúncio do adeus, a torcida gamense  lamentou a saída do ídolo.

Mas não é para menos. Neste ano, com a camisa alviverde, Tarta teve atuações de gala. Na primeira rodada do Candangão, o volante marcou duas vezes diante do Taguatinga, em duas cobranças de falta. No clássico verde amarelo, o volante também marcou um golaço, cobrando uma falta magistral no final da partida. Além dos gols, o meia leva na mala duas assistências, diante do Sobradinho e Brasil de Pelotas.

Outro nome importante que deixou o Gama foi o atacante Luquinhas. O ex camisa sete alviverde marcou seis gols no ano de 2020. Além disso, Luquinhas fez uma ótima dupla com Tarta, que serviu o atacante com duas assistências. O dianteiro fez seu primeiro gol diante do Sobradinho, no estádio Augustinho Lima. Também obteve uma excelente participação contra o Ceilandense, marcando dois gols.

Contra o Luziânia, Luquinhas deu sua única assistência na goleada de cinco a um no Serra do Lago. Na mala de Balotelli, mais um que deixou o alviverde, o volante irá levar um gol. Antigo dono da camisa número cinco, Wagner Balotelli marcou um tento com o uniforme gamense, contra o Paranoá. O último nome que saiu do periquito foi o goleiro reserva Rafael Copetti, fechando o quarteto de atletas importantes que deixaram a equipe.

Tchau gols, tchau cartões.

Com a saída do trio goleador, além dos gols irem embora, também se foi um grande número de cartões recebidos pelos atletas enquanto atuavam com a camisa alviverde. Contando todos os jogos do Gama na temporada, o periquito foi penalizado com 24 cartões ao todo, uma média de 2,18 por cada partida disputada em 2020.

O quarteto que deixou o clube foi responsável por seis desses cartões recebidos. Essas penalizações representam exatamente 25% das punições, um número muito alto para poucos atletas. O volante Tarta foi o jogador que mais cartões recebeu, três durante toda a temporada. O meia foi penalizado diante do Taguatinga, Ceilândia e Capital, cumprindo suspensão no jogo contra o Luziânia.

O segundo mais punido foi outro volante, Wagner Balotelli. Durante o ano de 2020, o atleta viu duas vezes a cor do cartão. O primeiro foi no clássico contra o Brasiliense, e o segundo contra o Capital, no empate em dois a dois. Completando os seis cartões, Luquinhas foi penalizado contra o Formosa, em jogo válido pela última rodada do Candangão. O goleiro Rafael Copetti não foi punido durante a temporada.

Gols

42 gols ao todo
10 gols do trio Tarta, Balotelli e Luquinhas.
Exatamente 23,81%

Cartões

24 cartões ao todo
6 cartões do quarteto Tarta, Balotelli, Luquinhas e Rafael.
Exatamente 25%

Números dos jogadores que saíram do Gama

Tarta – Volante

3 gols – Taguatinga e Brasiliense.
2 assistências – Sobradinho e Brasil de Pelotas-RS.
2 cartões amarelos

Luquinhas – Atacante

6 gols – Sobradinho, Ceilandense, Brasil de Pelotas, Brasiliense e Formosa.
1 assistência – Luziânia
1 cartão amarelo

Balotelli – Volante

1 gol – Paranoá
2 cartões amarelos

Rafael Copetti – Goleiro

Não disputou nenhuma partida

- Publicidade -

6 COMENTÁRIOS

  1. Tá escrito nas estrelas que as contratações do Balotelli e do Luquinha, pelo Brasiliense, tiveram como único motivo desestruturar a equipe do Gama para as finais do Candangão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P