Por Michael Nunes
Neste Sábado ( 07/08), Vicente Luque entrará em ação pelo UFC 265. O atleta da Cerrado MMA enfrentará o americano Michael Chiesa. O lutador que mora e treina em Brasília é o 5° colocado no ranking da categoria meio-médio até 77kg, logo atrás vem Chiesa ocupando o sexto lugar no top 10.
Luque vem de três vitórias consecutivas, se vencer Michael Chiesa, o atleta dá um grande passo ao title shot (disputa de cinturão).
Vicente fez o seu camp completo no QG da Cerrado MMA, localizado na 604 norte. O técnico e líder da equipe Daniel Evangelista contou sobre a preparação de Luque à reportagem: “O Vicente está 100 % preparado. Nosso camp foi excelente, estudamos muito o Michael Chiesa e temos um plano para essa luta”, contou Daniel.
Daniel sabe da qualidade de Michael Chiesa, principalmente no grappilling, lutador especialista em luta de solo. O americano tem um wrestling – estilo de luta que lembra a luta livre – afiado e a média de quedas de Chiesa em suas lutas passa de sete.
Porém, na visão do treinador da Cerrado MMA, o staff de Luque conta com ótimo material humano para apurar o lutador com as técnicas dominantes em Chiesa. “Em nossa equipe contamos com uma galera muito boa. O nosso professor de wrestling é o Luis Hernandez que foi da seleção cubana, também temos o Lúcio Curado, que é um faixa-preta de jiu-jitsu da maior qualidade, além de outros atletas. Todos estão ajudando o Vicente”, detalhou Daniel.
Por cima ou no solo, Luque está pronto
Sobre estratégia de luta, Daniel frisou que Vicente está preparado tanto em cima, quanto no chão. Luque tem 7 vitórias por finalização, sendo que em sua última luta ele finalizou o ex-campeão da categoria Tyron Woodley.
Nas palavras do treinador em qualquer situação Vicente estará confortável. “O Chiesa é um ótimo grappler, porém o Vicente não é bobo no chão, se der ele vai buscar a finalização, porém o estilo dele é a trocação, ele é um striker, vamos em busca de mais um nocaute”, disse o treinador.
O treinador da Cerrado disse que se vencer Chiesa, Vicente estará a um passo da disputa do cinturão. “O foco é todo nessa luta que não será fácil. Mas acredito que mais um ou duas lutas no máximo ele luta pelo cinturão”, completou.
Luque de olho no cinturão
O campeão da categoria é o nigeriano Kamaru Usman, ele é colega de Vicente e já veio na Cerrado MMA. Atualmente, o dono do cinto dourado está invicto a 18 lutas seguidas.
Daniel tem cartas na manga para vencer o campeão dos meio-médios e projeta um desagio lá adiante: “O Kamaru é um cara gente boa e um lutador fora de série, ele não está no topo atoa. Ele já veio aqui na Cerrado, acredito sim, que o Vicente é capaz de vencer ele. Estamos trabalhando para isso”, finalizou Daniel.
Há seis no UFC, Vicente Luque é o top 2 na lista de maior número de vitórias sem deixar na decisão dos árbitros. Seja por nocaute ou finalização, na categoria dos meio-médios na história da organização. Atualmente, com 12 triunfos do tipo, o ‘Silent Assassin’ está atrás apenas do americano Matt Brown, que possui um a mais.