Por João Marcelo Pepi
O último campeonato estadual de 2021 finalmente chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (30/12). O Tocantinópolis venceu o Araguacema pelo campeonato tocantinense por 1 a 0 (2 a 0 no agregado) e levantou seu quarto troféu da competição. Com o título, a equipe de Tocantins herdou a última vaga da Copa do Brasil e fechou a lista de 92 clubes. Adentrando ao mesmo grupo do Ceilândia, o Pote G, o Verdão do Norte empurrou o Azuriz-PR para o pote dos possíveis adversários do Jacaré.
Com a taça indo para a galeria do Tocantinópolis, todos os clubes participantes da Copa do Brasil 2022 foram definidos. A equipe de Tocantins é a atual número 146 do Ranking Nacional de Clubes (RNC), sendo assim, foi direcionada ao Pote G. O Azuriz-PR, que compunha o Pote G até então, foi realocado para o Pote H. O Jacaré enfrentará algum dos times do referido pote. Portanto, a equipe paranaense poderá ser um dos adversários da equipe brasiliense.
Seguindo o critério do Ranking Nacional dos Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), serão oito potes com dez clubes em cada um deles. O Brasiliense comporá o Pote D, enquanto o Ceilândia ingressará no Pote G. O Jacaré enfrentará os times do Pote H e o Gato Preto as equipes do Pote C. Sendo assim, o Brasiliense enfrentará um dos seguintes times: Azuriz-PR, Icasa-CE, Grêmio Anápolis-GO, Tuna Luso-PA, Tuntum-MA, São Saimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.
Veja cada pote da Copa do Brasil 2022
Como já definidos pela CBF, as equipes do Pote A (Grêmio-RS, Santos-SP, São Paulo-SP, Internacional-RS, Ceará-CE, Cruzeiro-MG, Atlético-GO, Chapecoense-SC, Vasco-RJ e Sport-PE) enfrentaram as do Pote E (Altos-PI, Mirassol-SP, Campinense-PB, Moto Club-MA, São Raimundo-RR, Ferroviária-SP, Salgueiro-PE, Globo-RN, União Rondonópolis-MT e Sergipe-SE).
O Pote B (Cuiabá-MT, Goiás-GO, Juventude-RS, Vitória-BA, Coritiba-PR, Avaí-SC, CRB-AL, Ponte Preta-SP, CSA-AL e Vila Nova-GO) duelará contra o Pote F (ASA-AL, Cascavel-PR, Bahia de Feira-BA, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT-MG, Portuguesa-RJ, Castanhal-PA, Porto Velho-RO e Sousa-PB).
Continuando os duelos, os times do Pote C (Sampaio Corrêa-MA, Paraná-PR, Operário-PR, Guarani-SP, Criciúma-SC, Brasil-RS, Náutico-PE, Londrina-PR, Paysandu-PA e Figueirense-SC) jogarão contra os clubes do Pote G (Tocantinópolis-TO, Operário-MT, Ceilândia, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu-RJ, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Pouso Alegre-MG e Glória-RS)
Por fim, as equipes do Pote D (Oeste-SP, ABC-RN, Botafogo-SP, Tombense-MG, Ferroviário-CE, Volta Redonda-RJ, Manaus-AM, Juazeirense-BA, Brasiliense e Novorizontino-SP) medirão forças contra as equipes que não estão no Ranking Nacional de Clubes, as do Pote H (Azuriz-PR, Icasa-CE, Grêmio Anápolis-GO, Tuna Luso-PA, Tuntum-MA, São Saimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS)