Por Danilo Queiroz
Depois de três meses de paralisação provocados pela pandemia do coronavírus, o Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD/DF) irá retomar os trabalhos de julgamentos de forma virtual. Em resolução divulgada na quinta-feira (18/6), o presidente da corte esportiva candanga, Alberto Elthon de Gois, deu fim ao período de suspensão e trouxe detalhes da retomada dos processos. A primeira sessão será em 24 de junho.
Enquanto perdurar o período de isolamento social adotado como forma de prevenção à Covid-19, as sessões de julgamento do TJD/DF serão feitos através de reuniões on-line, ficando ainda proibidos os encontros presenciais para analisar os casos que ficaram pendentes antes da paralisação dos trabalhos. O órgão realizará plantões virtuais para protocolar processos e petições de forma eletrônica.
Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, Alberto Gois detalhou o retorno. “Estamos seguindo a recomendação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e voltaremos com as atividades em regime de sessão virtual, como está acontecendo nos tribunais de Justiça comum, onde estamos em audiências on-line, sem atividade presencial”, explicou o presidente do TJD/DF.
Capital, Brasiliense e Sobradinho serão julgados em 24 de junho
A última pauta do órgão, que estava marcada para 18 de março, previa cinco julgamentos e já tem data para ser retomada: 24 de junho. Os mais importante deles é o processos do Ceilândia contra Capital, que pode tirar pontos da Coruja por escalação irregular do goleiro Cleisson, que, após erro do árbitro Emanoel da Silva Ramos, entrou em campo contra o Brasiliense com três cartões amarelos.
Além do julgamento da Coruja, Brasiliense e Sobradinho também estarão no banco dos réus. Na partida do Jacaré contra o Unaí em 4 de março, o árbitro Leandro Almeida relatou que a torcida amarela expôs uma faixa contra o árbitro Christiano Gayo nas arquibancadas do Serejão. O mesmo fato foi anotado na súmula de Sobradinho e Ceilândia, em 5 de maio, em partida apitada por Gayo. Ambos podem ser multados de R$ 100,00 a R$ 100 mil.
A sessão virtual que marcará a volta dos trabalhos da corte esportiva candanga acontecerá pode meio da plataforma on-line Google Meetings e terá início as 10h da próxima quarta-feira (24/6). A data foi definida pelo presidente da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Distrito Federal (TJD/DF), Dr. Jadir Ferreira, no boletim 003 de 2020.
Veja a íntegra da Resolução de retorno do TJD/DF
Veja a íntegra da marcação dos julgamentos de 24 de junho