25.2 C
Brasília
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Títulos e recordes: Vilson Tadei encerra era de hegemonia no futebol do DF

Em dois anos e nove meses com passagens seguidas por Gama e Brasiliense, treinador levou três taças locais e uma regional. Relembre números e marcas

- Continua após a publicidade -

A passagem de Vilson Tadei pelo Brasiliense chegou ao fim nesta segunda-feira (16/8). Após dois títulos pelo clube amarelo, o treinador de 67 anos não resistiu à campanha instável na Série D do Campeonato Brasileiro e acabou demitido após oito meses. A saída do Jacaré também encerra uma era de hegemonia construída pelo técnico no futebol do Distrito Federal nas últimas temporadas. Por aqui, ele também dirigiu ao Gama.

Anunciado pelo alviverde em 5 de novembro de 2018, Tadei colocou seu nome na história dos dois maiores clubes da capital federal. Segundo levantamento do Distrito do Esporte, nos dois anos e nove meses empregado no futebol candango, o treinador esteve à beira do campo por 90 vezes: 48 vezes pelo Gama e outras 42 pelo Brasiliense. No período, acumulou um impressionante aproveitamento de 78,8% dos pontos em disputa.

Tadei pelo Gama
– 48 jogos;
– 37 vitórias;
– Oito empates;
– Três derrotas;
Títulos: Campeonato Candango 2019 e 2020.

- Continua após a publicidade -

Tadei pelo Brasiliense
– 42 jogos;
– 30 vitórias;
– Quatro empates;
– Oito derrotas;
Títulos: Campeonato Candango 2021 e Copa Verde.

Foto: Lucas Bolzan/Distrito do Esporte

Para se ter ideia do desempenho de Vilson à frente dos clubes candangos, ele foi conhecer a primeira derrota somente na segunda temporada pelo Gama. Após 33 jogos no alviverde acumulando vitórias ou empates, ele perdeu na partida de ida da final do Campeonato Candango de 2020 para o Brasiliense. O retrospecto faz o treinador interromper a passagem com quatro títulos no currículo: dois por cada clube.

No Candangão, ele ficou no lugar mais alto do pódio nas últimas três edições. Na primeira delas, conquistou o título de forma invicta pelo Gama em 2019. No ano seguinte, chegou ao bicampeonato pelo Periquito. Na atual temporada, voltou a repetir o feito de ganhar a taça sem derrotas, desta vez dirigindo o Brasiliense. Nas 50 partidas disputadas no torneio local, ele acumula o impressionante desempenho de 91,3% de aproveitamento.

Com isso, Vilson Tadei acumulou recordes no principal torneio de clubes no Distrito Federal. A sequência vitoriosa fez dele o treinador com maior número de títulos do Candangão e, consequentemente, o único tricampeão seguido. No Gama, em 2020, terminou a competição com a maior média de gols da história profissional: 3,35. Pelo Brasiliense, emplacou a marca de mais vitória consecutivas: 13.

Foto: André Gomes/Brasiliense

Recordes de Tadei no futebol candango
– Maior campeão (três títulos)
– Único com três títulos seguidos
– Maior média de gols: 3,35 (Gama)
– Maior sequência de vitórias: 13 (Brasiliense)
– Aproveitamento de 91,3%

A passagem de Tadei pelo Jacaré também rendeu ao clube um título inédito: a Copa Verde. A conquista do torneio interestadual veio em fevereiro com vitória na final diante do Remo. Na passagem pelo Distrito Federal, o treinador não conquistou somente a maior obsessão dos clubes candangos: o acesso na Série D do Campeonato Candango. No Gama, saiu antes do fim da campanha. Pelo Jacaré, foi eliminado em 2020 e demitido em 2021.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que em breve o Vilson Tadei volte para o Gama, onde fez excelente trabalho e foi uma das maiores revelações de técnicos dos últimos tempos. Espero também, que o INVEJOSO não roube de novo…!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P