Na noite desta terça-feira (10/12) os representantes do Distrito Federal conheceram os adversários que irão enfrentar na próxima edição da Copa Verde. O torneio regional acontece desde 2014 e de lá pra cá duas equipes da capital já levantaram a taça de campeão: Brasília e Brasiliense. Anteriormente, o vencedor ganhava uma vaga para a Copa Sul-americana, mas a premiação mudou, garantindo agora a classificação direta para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Porém, na edição 2025, deverá ser diferente.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos da Copa Verde 2025. A competição regional está marcada para começar no dia 22 de janeiro, com os confrontos da primeira fase. A fase seguinte está prevista para acontecer em fevereiro, assim como as quartas de final. Os jogos das semifinais acontecem durante o mês de março, com as duas partidas da grande final marcadas para abril.
A Copa Verde será dividida em cinco fases, igual aconteceu na edição 2024. A fase inicial, considerada preliminar, será realizada em jogo único, assim como a segunda fase. A partir das quartas de final começam a acontecer confrontos de ida e volta. Por ser um torneio regional, os clubes participantes foram separados em dois blocos: Norte e Centro-Oeste. Vale ressaltar que os times do Espírito Santo foram alocados juntamente com as equipes do Centro-Oeste.
Clique e saiba mais
- Confira os possíveis adversários de Ceilândia e Capital na Copa do Brasil
- De volta à elite, elenco do Sobradinho se apresenta de olho no Candangão
- Jogadores do Ceilandense se apresentam para a disputa do Candangão
Por conta do regulamento da CBF, Ceilândia, Capital e Brasiliense jogarão a primeira fase do torneio. O Coruja e o Jacaré fazem o duelo doméstico, enquanto o Gato Preto enfrenta o Operário-MS. Os clubes do Distrito Federal disputam a primeira fase já que apenas os melhores quatro ranqueados de cada bloco garantem vaga diretamente na segunda fase. Ou seja, estão classificados automaticamente para a segunda fase Atlético-GO, Cuiabá, Goiás, Vila Nova, Paysandu, Remo, Amazonas e Manaus.
Primeira fase – Bloco Norte
Águia de Marabá x Capital-TO
Tocantinópolis x Independência-AC
Porto Velho x GAS-RR
Humaitá-AC x Trem-AP
Primeira fase – Bloco Centro-Oeste
Brasiliense x Capital
Aparecidense x Rio Branco-ES
União Rondonópolis x Vitória-ES
Ceilândia x Operário-MS
Como as equipes do DF se classificaram para a Copa Verde?
O Ceilândia garantiu a vaga na Copa Verde depois de passar para a final do Candangão 2024. Na semifinal da competição local, o Gato Preto eliminou o Gama e decidiu o título contra o Capital. O Coruja também carimbou a vaga por ter chegado na decisão do Campeonato Candango. A equipe eliminou o Jacaré na semifinal. Já o Brasiliense se classificou para a Copa Verde através do Ranking Nacional de Clubes. O esquadrão amarelo ocupa a 58ª colocação.