Por Bruno H. de Moura
Dois dos três times do Distrito Federal que disputam a Liga BFA 2019 – Elite venceram suas partidas neste final de semana. O Tubarões do Cerrado foi até Campo Grande/MS e bateu o CG Predadores por 49-14. Já em terras candangas, o Leões de Judá venceu o Brasília Templários por 50-0.
A competição é o Campeonato Brasileiro da modalidade, e reúne 33 equipes divididas em quatro regiões do Brasil. Na conferência Centro-Oeste, que reúne times de Brasília, Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul, os três times do DF estão concentrados no grupo Centro, ao lado do Sul-Mato-Grossense CG Predadores. Duas equipes vão ao playoff regional.
Tubarões Invicto
O mais tradicional time de Futebol Americano candango, Tubarões do Cerrado, segue invicto na competição. Em 5 partidas disputadas, não perdeu em nenhuma. Desta vez, a equipe candanga viajou até a capital Sul-Mato-Grossense para encarar o CG Predadores, equipe que não venceu nenhuma partida na competição até o momento.
Marcada inicialmente para às 14 h do último sábado, 21/09, o jogo só começou às 15:30. O time candango atrasou em 1 hora sua chegada ao Olho do Furacão. Mas, foram os visitantes que saíram na frente, com Sedrick correndo da linha do meio do gramado até a endzone. Ainda no primeiro quarto, Jordan Moore ampliou a vantagem para 14-0.
Na segunda parte do jogo, os visitantes aproveitaram as falhas de marcação dos mandantes e o olho apurado do quarterback Jordan Moore para dobrar sua pontuação e terminar o primeiro tempo com 28-7. Daniel “Petchi” descontou em bela corrida para os dos da casa.
Nos terceiro e quarto quartos o Tubarões consolidou sua vitória, com grande desempenho do maestro americano Jordan Moore, passando para Cavalo correr até a endzone, avançando ele próprio e dando na mão de B2 passe certeiro. Já os Predadores repetiram a jogada do primeiro touchdown e diminuíram o placar final para 49-7 pró Tubarões.
Leões de Judá vence mais uma
A segunda posição do grupo Centro parece que tem dono. o Leões de Judá não deu conhecimento ao Brasília Templários, dominou os quatro períodos, e venceu o conterrâneo candango por 50-0, na quente tarde do último sábado, 21/09, nas dependências da Universidade Católica de Brasília, mantenedora dos Templários.
Destaques para o quarterback Jamere Murphy que abriu o placar para os leões e deu dois bons passes para Nilvado e Alan ampliarem o placar pró Judá. Rômulo e Pedrinho, já na reta final do jogo, ainda ampliaram a vantagem, sempre com decisiva atuação de Jamere nas conexões aéreas.
Com o resultado, o Leões consolida a sinergia do elenco montado para esta temporada e surge com boas chances de chegar à final da conferência Centro-Oeste. Já o Brasília Templários segue tendo fraco desempenho contra os times do DF. Em dois anos de BFA Elite, a equipe ainda não venceu no torneio.
Ainda restam dois confrontos cada para Leões de Judá e Brasília Templários. O time cristão tem páreo duro contra o Tubarões do Cerrado, que jogará sua última partida em casa, em 12/10/2019. Na sequência, recebe o Campo Grande Predadores no último jogo da conferência, em 26/10/2019. Já os Templários encaram os Predadores em Mato-Grosso do Sul em 05/10 e no DF em 12/10, se despedindo da competição na UCB.
Com informações do Salão Oval.