O Taguatinga fechou a primeira fase da Segundinha com vitória sobre o Legião na tarde deste sábado (5/10). Os comandados de Gabriel Teixeira fizeram o dever de casa e venceram por 1 a 0, gol de Diego Xavier. Além dos três pontos, os atletas puderam comemorar ainda mais após empate no confronto entre Sobradinho e SESP Brasília por 1 a 1. Com o resultado, a Águia chegou a 17 pontos na classificação, ultrapassou o Leão da Serra – com 15 – e terminou a fase classificatória na primeira posição. O Taguatinga enfrentará o Legião nas semifinais do campeonato.
O primeiro tempo contou com uma oportunidade de gol para cada lado. Lucão chegou próximo de balançar as redes pelo lado do Legião, enquanto Luiz Fernando, meia do Taguatinga, assustou Edmar Sucuri. No segundo tempo, a Águia foi ágil e Diego Xavier voou para abrir o placar de cabeça. Após o gol, as equipes ainda tiveram chances de empatar, mas o placar encerrou com 1 a 0 para o Taguatinga, que terminou a primeira fase na liderança.
Primeiro tempo com poucas oportunidades
Muito estudado, os primeiros dez minutos foram de pouca emoção no estádio Serejão. O Taguatinga procurou mais o ataque, mas pecava na finalização. Do outro lado, o Legião explorava o contra-ataque, porém, assim como seu oponente, pouco assustou o sistema defensivo adversário. Aos 18′, Gabriel Planta tentou de longe, a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Após a parada para hidratação, as equipes voltaram mais atentas. Com 30′, o Taguatinga sofreu uma perda: saída do Pelé por contusão e a entrada de Maycon.
No minuto seguinte, Wisman chutou na defesa, sobrou para Bolt, que soltou uma bomba, mas a bola subiu. Com 34′, Vitor Xavier deu bom passe para Lucão, o lateral invadiu a área, finalizou cruzado e por pouco não abriu o placar. Cinco minutos depois, Luiz Fernando cobrou falta na área e Sucuri defendeu bem. Aos 40′, a bola espirrou e sobrou para Vitor Xavier. O atacante dividiu com o goleiro Hudson e foi para escanteio.
Gol e primeira colocação
Na volta do intervalo, o Taguatinga abriu o placar logo no segundo minuto. Montanha cruzou na área, Sucuri perdeu o tempo da bola e Diego Xavier, de peixinho, estufou as redes. Aos nove, Toró chuta de longe, mas a bola subiu. Com 28′, Daniel Guerreiro chutou cruzado em direção ao gol, mas Diego Xavier, de cabeça, evitou o empate. No lance seguinte, o Taguatinga avançou em contra-ataque com quatro atletas contra apenas dois do Legião, mas a defesa conseguiu recuperar a bola e o TEC perdeu grande chance de ampliar.
Aos 32′, a bola sobrou para Rodrigo Menezes na entrada da área, o meia soltou uma bomba e Hudson fez boa defesa. Quatro minutos, Fernandinho recebeu ótimo cruzamento e livre na pequena área, pegou mal na bola e desperdiçou excelente oportunidade de empatar o confronto. Após nove minutos de acréscimos e tentativas frustradas de empate do Legião, a partida finalizou com vitória do Taguatinga.
Semifinais da Segundinha
Com a vitória sobre o Legião, o Taguatinga terminou a primeira fase da Segundinha na primeira posição com 17 pontos. O adversário de hoje manteve os 13 pontos e finalizou na quarta colocação. Desta forma, o confronto se repetirá nas semifinais do segundo escalão do futebol candango. Por terminar na liderança, o Taguatinga tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa e a classificação em caso de igualdades nos dois placares. Do outro lado, o Sobradinho, vice-líder na primeira fase, duela por uma vaga no Candangão 2025 contra o SESP Brasília, terceiro colocado na primeira fase.
Taguatinga 1
Hudson 🟨; Pedrinho, Bahia, Ibson e Hugo Mendes; Gabriel Planta (Gabriel Kersul), Toró e Luiz Fernando (Juninho 🟨); Montanha (Dawis), Diego Xavier ⚽ (Schimaltz) e Pelé (Maycon).
Técnico: Gabriel Teixeira
Legião 0
Sucuri; Daniel Mendonça, Kaio, Badhuga e Lucão; Bolt (Welington Pará 🟨), Renan Carvalho (Rodrigo Menezes) e Luigi 🟨 (Fernandinho); Matheus Falero (Daniel Guerreiro), Vitor Xavier e Wisman 🟨 (Heitor).
Técnico: Chulapa