Por Danilo Queiroz e João Marcelo
A paralisação dos jogos de futebol no Distrito Federal causada pela pandemia do coronavírus trouxe novos desafios a serem superados pelo Taguatinga. Quinto colocado na primeira fase do Campeonato Candango, a Águia garantiu uma vaga nas quartas de final do torneio local e terá que driblar alguns problemas de ordem financeira para colocar a casa em ordem antes de voltar aos treinos.
Isto, inclusive, ainda não tem data certa para ocorrer. Mesmo assim, o clube azul começa a ver o relógio correr. Em reunião realizada na última terça-feira (9/6), os oito classificados para as quartas de final do Candangão montaram um planejamento que prevê o retorno da competição em 18 de julho. Caso a proposta seja aprovada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o TEC voltaria aos gramamos quatro dias depois.
Em entrevista ao Distrito do Esporte, o presidente do Taguatinga, Edmilson Marçal, afirmou que as datas que foram propostas ao governo batem com o que havia sido pensado inicialmente pelo clube. Porém, ainda não há uma definição de como a agremiação azul irá agir para contornar o novo contexto. “Estamos com dificuldades por causa dos valores que foram acrescidos à dívida que já temos com os nossos atletas”, explicou.
Clique e saiba mais:
– Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho
– FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes
– Supergiro do Candangão: última rodada encaminha quartas de final
De acordo com Marçal, o Taguatinga terá que viabilizar novas fontes de renda antes de retomar o foco na preparação para a fase final do Candangão, o que ainda não aconteceu. “Para manter tudo, teremos que aumentar o orçamento que não temos. Ainda não temos certeza quando voltaremos e como vamos nos portar diante desses novos acontecimentos”, resumiu o mandatário da Águia.
Garantido na quinta posição da primeira fase com 18 pontos ganhos, o Taguatinga terá pela frente o Formosa, que ficou em quarto lugar ao somar 19 pontos. Se o novo calendário do Candangão for aprovado pelo GDF, o primeiro jogo aconteceria em 22 de julho, com mando de campo do time azul. A partida que definirá quem avança para as semifinais aconteceria em 25 de julho, na casa do Tsunami do Cerrado.