Por Danilo Queiroz, Lucas Espíndola e Michael Nunes
Depois de muitos desdobramentos, a última rodada da primeira fase do Campeonato Candango foi realizada na tarde desta quarta-feira (18/3). Sem poder receber público por força do decreto que proibiu a realização de eventos esportivos no Distrito Federal, os doze times participantes realizaram simultaneamente os jogos que encaminharam parte do chaveamento das quartas de final. Alguns jogos aconteceram em Centros de Treinamento.
Líder geral, o Gama recebeu o Formosa e venceu de virada por 3 a 1. No CT do Jacaré, o Brasiliense confirmou o favoritismo e goleou o Paranoá por 8 a 0. Em jogo bastante movimentado, o Real Brasília ganhou do Taguatinga por 3 a 2. Em Minas Gerais, o Unaí não teve dificuldade para vencer o Ceilandense por 5 a 0. No Mané, o Capital superou o Sobradinho por 4 a 0. O Luziânia venceu o Ceilândia por 4 a 0.
Gama 3 x 1 Formosa
No CT do Gama, quem saiu na frente foi o Formosa com João de Deus batendo cruzado e abriu para o placar aos 11 minutos do primeiro tempo. Depois de muito insistir, o alviverde candango chegou ao empate aos 40 com Luquinhas aproveitando desvio no cruzamento e fazendo um verdadeiro golaço de voleio. A virada alviverde veio logo em sequência após Emerson marcar de cabeça.
A situação do Formosa piorou quando Robson Simplício foi expulso aos 5’ do segundo tempo. Mesmo com a vantagem numérica, o alviverde demorou para consolidar o resultado. Perdendo chances, o Periquito ainda deixou o contra ataque à disposição do Formosa. Porém, aos 43′, Esquerdinha entrou na área, driblou o goleiro para marcar. O resultado de 3 a 1 garantiu a ponta da tabela para o Gama.
Brasiliense 8 x 0 Paranoá
No CT do Jacaré, o favoritismo amarelo foi confirmado. Com três minutos de jogo, Romário fez boa jogada e passou para Peninha abrir o marcador. Melhor no jogo, Romário tabelou com Zé Love e aumentou para o Brasiliense em finalização cruzada. Após retomar a bola no sistema defensivo, o Jacaré saiu em velocidade e a bola chegou na direta em Railan, que fez o cruzamento na medida para Zé Love aumentar.
O quarto gol saiu aos 18′ do segundo tempo. Após cruzamento de Fernandinho, Neto Baiano dominou dentro da área e fuzilou para o gol. Aos 20′, mais um. Manoel fez o invadiu a área e cruzou para Zé Love escorar e marcar. O sexto veio aos 27′. Em novo cruzamento de Raillan, Zé Love marcou seu terceiro. Em jogada ensaiada, Esquerdinha pintou o sete. De pênatil, o estreante Renatinho deu números finais ao jogo: 8 a 0.
Real Brasília 3 x 2 Taguatinga
No CT do Leão do Planalto, Real Brasília e Taguatinga fizeram uma partida repleta de gols e movimentação. Quem saiu na frente foi a Águia, que abriu o placar com Júlio César. O Real Brasília se recuperou e deixou tudo igual com William Crhispim. A virada dos donos da casa veio logo na sequência com Davi Ceará. O TEC correu atrás do prejuízo e empatou ainda no primeiro tempo com Marquinhos.
No retorno para a segunda etapa, os donos da casa voltaram a comandar o placar com novo gol de William Crhispim. Com a nova vantagem do time aurianil, o jogo acabou perdendo um pouco de emoção e as duas equipes não conseguiram balançar às redes novamente no segundo tempo. Com o triunfo, o Real Brasília garantiu o terceiro lugar. O Taguatinga termina a primeira fase em quinto.
Unaí 5 x 0 Ceilandense
Em Minas Gerais, Unaí e Ceilandense jogaram no Urbano Adjuto. Sem encontrar muita dificuldade, o time mineiro conseguiu impor seu favoritismo sobre o adversário, que já entrou em campo rebaixado no Campeonato Candango. O primeiro gol saiu aos 13 minutos, quando Hendell abriu o placar para os donos da casa. Impondo seu ritmo em campo, Elbinho aumentou para o Verdão.
No segundo tempo, os demais resultados da rodada tiraram qualquer chance do Verdão sonhar com uma vaga nas quartas de final do Candangão 2020. Mesmo assim, o time mineiro continuou enfiando gols no já rebaixado Ceilandense. Nonato foi o autor do terceiro; Brendon anotou o quarto; e Vô fez o quinto para fechar o placar no estádio Urbano Adjuto.
Luziânia 4 x 0 Ceilândia
No estádio Serra do Lago, o jogo entre Luziânia e Ceilândia acabou começando com cerca de 25 minutos de atraso. Com a bola rolando, os donos da casa abriram o placar com o atacante Titico. Precisando golear para seguir sonhando com uma improvável vaga nas quartas de final, o Gato Preto até chegou a balançar às redes, mas o tento de empate acabou anulado pela arbitragem.
No segundo tempo, o azulino goiano continuou com o pé no acelerador. Primeiro, Allanzinho aumentou o placar. Na sequência, Lucas Silva fez o terceiro. O Ceilândia teve a chance de diminuir, mas acabou perdendo pênalti. Na sequência, Lucas fez o segundo e aumentou a vantagem do Luziânia, dando números finais ao jogo e garantindo a vaga nas quartas para o time goiano.
Capital 4 x 0 Sobradinho
Jogando como mandante e precisando do resultado, o Capital recebeu o Sobradinho em duelo de times que estão na parte de baixo do G8 do Candangão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, e só conseguiu abrir o placar no finalzinho do primeiro tempo. Após jogada pela direita, Américo bateu cruzado para vencer Uoston e inaugurar o marcador. O Leão da Serra ainda chegou a perder uma penalidade.
A Coruja aumentou sua vantagem logo no início da segunda etapa com Romário. Em boa arrancada, Américo deu passe na medida para Vitão entrar sozinho na área e marcar o terceiro. Após receber bola dentro da área pela esquerda, Romário esbanjou calma para bater com força e fazer o quarto. Com o resultado, o Capital termina a primeira fase em sexto, com o Sobradinho em oitavo.
Situação parcial das quartas de final do Candangão
Gama x Sobradinho
Brasiliense x Luziânia
Real Brasília x Capital*
Formosa x Taguatinga
Classificação final – primeira fase
1º Gama – 28 pontos
2º Brasiliense – 28 pontos
3º Real Brasília – 23 pontos
4º Formosa – 19 pontos
5º Taguatinga – 18 pontos
6º Capital* – 15 pontos
7º Luziânia – 14 pontos
8º Sobradinho – 13 pontos
9º Unaí – 11 pontos
10º Ceilândia – 8 pontos
11º Ceilandense – 3 pontos
12º Paranoá – 1 ponto
*O Capital será julgado por escalação irregular e pode perder pontos no Candangão
[…] Com caixa vazio e enfrentando problemas políticos, o Luziânia passou por apuros administrativos que quase o deixaram de fora do Campeonato Candango de 2020. Em 9 de janeiro, uma parceria que terceirizou o departamento de futebol goiano surgiu como uma luz no fim do túnel e garantiu a participação do time na competição com a montagem de um elenco que, inclusive, classificou o clube para a segunda fase do torneio local. […]