Por Danilo Queiroz
O sonho, mais do que nunca, é real. O slogan utilizado frequentemente pelo Real nas redes sociais fez sentido mais uma vez neste domingo (24/11). No período da tarde, o time aurianil venceu o Cresspom por 1 a 0 e garantiu uma vaga na decisão do Campeonato Candango Feminino diante do Minas/Icesp. De quebra, o resultado também confirmou as Leoas do Planalto na disputa da Série A2 do Campeonato Brasileiro.
A lógica da classificação do Real para a competição nacional é simples. Como o Minas/Icesp já tem vaga garantida na disputa da Série A1 do Brasileirão Feminino, o lugar para representar o Distrito Federal na segunda divisão do campeonato nacional na temporada de 2020 ficará automaticamente com o outro finalista do Candangão. Neste caso, as Leoas do Planalto irão disputar o torneio.
A dimensão do feito do time aurianil fica ainda maior se levarmos em conta que essa é a primeira participação da equipe na principal competição de futebol feminino da capital federal. Com isso, as meninas do Real alcançam o objetivo de fundação do clube que o time profissional masculino ainda não conseguiu: colocar a marca do Leão do Planalto em uma das divisões do Brasileirão.
Torneio começa em março
Com a classificação garantida, o Real já pode se planejar com as datas nas mãos. Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou seu calendário e definiu o início da Série A2 para 15 de março. A final da competição está marcada para 5 de julho. Ao todo, 36 equipes serão divididas em seis grupos, com os 16 melhores avançando e jogando em mata-mata até a final. Quatro times serão promovidos.