Por João Marcelo
Aos poucos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai divulgando a retomada de seus campeonatos nacionais. Neste sexta-feira (17/07), as competições femininas foram definidas. A Série A1, que tem o Minas Brasília como representante, voltará em agosto, enquanto a Série A2, com o Real Brasília tentando o acesso à elite do futebol feminino, terá bola rolando novamente em outubro. A entidade ainda confirmou os Campeonatos Brasileiros Sub-18, Sub-16 e Festival Sul-Americano Conmebol Sub-14.
A primeira competição a ter bola rolando será a elite do futebol feminino, a Série A1 do Campeonato Brasileiro. Os jogos iniciarão em 26 de agosto com o complemento da quinta rodada. O Minas Brasília voltará aos gramados na sexta rodada, em 30 de agosto, enfrentando a equipe do São Paulo-SP, em local e horários ainda não definidos. As Minas jogarão em solo candango somente na oitava rodada, frente ao Palmeiras-SP, em 9 de setembro.
Outra equipe candanga jogando competição nacional é o Real Brasília. As Leoas do Planalto fizeram uma partida pela Série A2 do Campeonato Brasileiro – empate com o Botafogo-RJ em 0 a 0 – antes da parada por conta da pandemia. O time do Distrito Federal retorna ao campeonato em 25 de outubro, enfrentando o Vila Nova, clube do Espírito Santo, em estádio e horário ainda não definido pela CBF.
Além das principais divisões, a CBF também definiu as datas de outras competições. O Campeonato Brasileiro Sub-18 iniciará em 6 de janeiro de 2021 – mesmo começando no ano seguinte, contará como edição 2020 – e tem fim programado para 28 de fevereiro de 2021. A competição Sub-16 será bem mais curta, de 2 a 11 de novembro de 2020. E a Etapa Brasil do Festival Sul-americano da Juventude Sub-14 ocorrerá de 14 a 20 de dezembro deste ano.
Formatos mantidos e data das finais definidas
A CBF decidiu não mexer nos formatos das Séries A1 e A2 do Brasileirão Feminino. Assim, a primeira divisão do futebol feminino manterá um turno único com cada equipe fazendo 15 jogos. Após a definição dos oito melhores classificados, os clube se enfrentarão em um mata-mata com quartas, semis e final, com jogos de ida e volta. As finais ocorrerão em 22 de novembro e 16 de dezembro de 2020.
A Série A2, divisão de acesso do futebol feminino, contém seis grupos com seis equipes cada, totalizando 36 times. Os clubes jogam em turno único dentro de suas chaves e avançam os dois melhores de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados. Definidos as 16 equipes, enfrentam-se em sistema eliminatório com oitavas, quartas, semis e finais, em jogos de ida e volta. A equipe campeã será conhecida no ano seguinte, em partidas disputadas em 24 e 31 de janeiro de 2021.
Como andam os clubes do Distrito Federal
O Minas Brasília atualmente ocupa a décima colocação com seis pontos, sendo conquistados em duas vitórias nas cinco partidas em que já realizou. Antes da parada por conta da pandemia do coronavírus, As Minas golearam a Ponte Preta por 7 a 0, na estreia do novo técnico, Rodrigo Campos. Antes, um triunfo contra o Vitória-BA por 1 a 0 e três derrotas (Flamengo por 3 a 2, Ferroviária por 2 a 1 e Grêmio também por 2 a 1).
Já o Real Brasília, estreante em competições nacionais, havia feito apenas uma partida. Foi contra a equipe carioca do Botafogo, no CEFAT, no Rio de Janeiro. O empate em 0 a 0 deixou o clube da capital na terceira colocação ao lado do próprio alvinegro, Atlético-MG e Vila Nova-ES, próximo adversário das Leoas do Planalto.
Jogos que ainda faltam para as equipes da capital federal
Série A1 do Brasileirão Feminino
6ª rodada – 30 de agosto – São Paulo-SP x Minas Brasília
7ª rodada – 6 de setembro – Audax-SP x Minas Brasília
8ª rodada – 9 de setembro – Minas Brasília x Palmeiras-SP
9ª rodada – 13 de setembro – Santos-SP x Minas Brasília
10ª rodada – 20 de setembro – Minas Brasília x São José-SP
11ª rodada – 23 de setembro – Avaí/Kindermann x Minas Brasília
12ª rodada – 27 de setembro – Minas Brasília x Corinthians
13ª rodada – 4 de outubro – Iranduba-AM x Minas Brasília
14ª rodada – 11 de outubro – Cruzeiro-MG x Minas Brasília
15ª rodada – 15 de outubro – Minas Brasília x Internacional-RS
Série A2 do Brasileirão Feminino
2ª rodada – 25 de outubro – Real Brasília x Vila Nova-ES
3ª rodada – 1º de novembro Atlético-MG x Real Brasília
4ª rodada – 8 de novembro – Goiás-GO x Real Brasília
5ª rodada – 14 de novembro – Real Brasília x Vasco-RJ