O futebol candango está muito bem representado na artilharia da Série D do Campeonato Brasileiro. Dois dos maiores goleadores da história da quarta divisão nacional estão representando clubes do Distrito Federal na temporada 2025 da competição nacional. O levantamento, feito pelo site OGol, traz Romarinho, do Ceilândia, e Wallace Pernambucano, do Capital, entre os goleadores mais letais desde que a quarta divisão foi criada, em 2009.
Ídolo do Gato Preto, Romarinho aparece em 3º lugar, com 30 gols em 90 partidas. De volta ao Ceilândia neste ano, o atacante é peça-chave do esquema de Adelson de Almeida e um dos grandes nomes da história recente do clube. Wallace Pernambucano, atual camisa 9 do Capital, tem 29 bolas na rede, mas em menos jogos: 71. O experiente atacante, que chegou ao Coruja em 2024, é o 4º colocado da lista.
A liderança da artilharia histórica do ranking de artilheiros da Série D do Brasileirão é de Aleílson, atacante do Trem-AP, que aos 40 anos já marcou 36 vezes em 92 jogos. Manoel, do Manauara, e ex-Brasiliense e Capital, é o segundo colocado, com 31 gols anotados. Alex Henrique, ex-Confiança e atualmente no Goiatuba, fecha o Top 5, com 28. Todos estão em ação na temporada 2025 do torneio.

Top 5 artilheiros da Série D
1º Aleílson (40 anos) – Trem-AP – 36 gols em 92 jogos
2º Manoel (36 anos) – Manauara – 31 gols em 65 jogos
3º Romarinho (34 anos) – Ceilândia – 30 gols em 90 jogos
4º Wallace Pernambucano (38 anos) – Capital – 29 gols em 71 jogos
5º Alex Henrique (40 anos) – Goiatuba – 28 gols em 74 jogos

Referências
A presença dos dois representantes do futebol do Distrito Federal no ranking elaborado pelo site OGol mostra a presença marcante dos clubes locais na competição. Romarinho e Wallace não são apenas goleadores. A dupla de atacantes são referências técnicas, ídolos das torcidas de Ceilândia e Capital e exemplos de longevidade e regularidade.
Romarinho, por exemplo, está na terceira passagem pelo Ceilândia, persegue o objetivo de acesso na Série D e continua decisivo em praticamente todos os jogos do Gato Preto. Wallace Pernambucano chegou ao Capital com a missão de liderar um projeto ambicioso e, mesmo perto dos 40 anos, segue empilhando gols com a camisa tricolor.