26.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Série D: Relembre a participação de Brasiliense e Ceilândia em 2022

A estreia dos times do Distrito Federal na competição nacional está marcada para o próximo final de semana. Na última temporada, nenhuma das equipes conseguiu passar da segunda fase do torneio

- Continua após a publicidade -

Vai começar! Pelo terceiro ano seguido, Brasiliense e Ceilândia serão os representantes do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro. A bola rola para as duas equipes no próximo final de semana, com mesmo dia e horário, mas com mando de campo invertido. Assim como na última edição, os dois clubes integram o grupo A5 da competição. A trajetória das equipes, entretanto, foi bem diferente uma da outra. O Brasiliense foi o único a garantir vaga na segunda fase da competição. Relembre.

Na temporada 2022, as equipes terminaram o torneio em cenários distintos. A situação foi mais confortável para o Jacaré, que conseguiu terminar a primeira fase do torneio com 78% de aproveitamento. Porém, na segunda fase, a eliminação foi consagrada em solo candango com direito a confusão por parte da torcida. Já o Gato Preto se despediu ainda na fase de estreia. O aproveitamento do grupo comandado por Adelson de Almeida foi de 47%, nada suficiente para chegar ao mata-mata da competição.

Situação dos representantes do DF na Série D

A primeira fase do time amarelo foi quase impecável. O Jacaré encerrou em primeiro lugar da chave A5, com 10 vitórias, três empates e uma derrota apenas. O único revés aconteceu em solo candango, diante do Costa Rica-MS, na 7ª rodada da competição. O duelo foi no Estádio Defelê e terminou em 2×0 para os visitantes. Porém, os triunfos sobressaíram na campanha dos candangos. O Brasiliense avançou como líder isolado, oito pontos na frente do segundo colocado – o Anápolis. O Ceilândia terminou na 5ª colocação e se despediu sem conseguir vaga no mata-mata. O time somou 20 pontos.

- Continua após a publicidade -

A estreia do Brasiliense foi fora de casa, assim como irá acontecer na temporada 2023. Na ocasião, o time entrou em campo também contra o Anápolis. Sem tomar conhecimento dos rivais, o time venceu por 2×0, com gols de Zotti e Tobinha. Na segunda rodada, o grupo então comandado por Celso Teixeira empatou em 2×2 com o Iporá-GO. Naquele encontro, os ex-jogadores do amarelo, Bernardo e Daniel Alagoano, balançaram as redes. Depois, os amarelos emplacaram uma sequência de quatro triunfos em cima do Ação-MT, Operário-MT, Ceilândia e Grêmio Anápolis-GO, respectivamente. Após perderem na sétima rodada, o Brasiliense ainda conquistou cinco vitórias diante e dois empates. O aproveitamento foi de 78%.

– Clique e saiba mais
Karen e Rodrigo Campos exaltam vitória do Minas Brasília após clássico
Atletas do Capital comemoram classificação e miram Uberlândia
Capital conhece adversário das oitavas de final da Série A3

Brasiliense Brocador
Jogadores do Brasiliense comemoram gol no Defelê – Foto: Jessika Lineker/Distrito do Esporte

A eliminação do Jacaré aconteceu na segunda fase do certame nacional. O clube enfrentou o Nova Venécia, do Espírito Santo. A partida de ida foi disputada em território capixaba no dia 24 de julho. Os donos da casa venceram bem e levaram a vantagem de 3 a 1 para o DF. O Brasiliense precisava de um placar positivo de no mínimo dois gols para levar para os pênaltis, porém, com o empate em 1 a 1 dentro do Estádio Abadião, viu mais uma eliminação ao longo dos anos na Série D.

O Ceilândia teve um pouco mais de dificuldade na Série D 2022. A estreia foi diante do Costa Rica, fora de casa, com direito a uma vitória por 1×0. Roberto Pitio foi o autor do gol solitário do Gato Preto. Na rodada seguinte, o time empatou sem gols com o Grêmio Anápolis, no Estádio Abadião. O sabor da vitória voltou na terceira rodada, quando o time de Adelson de Almeida goleou, em casa, o Operário-MT. O placar final foi de 3×0. Gabriel Vidal, Matheus Falero e Thiago Magno marcaram na vitória. Nas etapas seguintes, o grupo assinalou quatro triunfos, seis reveses e um empate.O aproveitamento final foi de 47%.

Na Série D 2022, os representantes do Distrito Federal se encontraram na 5ª e 10ª rodada. O Brasiliense cravou a vitória nas duas partidas. A primeira foi jogada no Estádio Defelê e o placar final foi de 2×1 para o Jacaré. Marcão e Keynan marcaram e Roberto Pitio descontou para o Gato Preto, no minuto final do segundo tempo. Na outra partida, a contagem foi menor. Com um gol único de Bernardo, o Brasiliense levou a melhor novamente, dessa vez na casa do Gato Preto, o Estádio Abadião.

Foto: Reprodução/Ceilândia Esporte Clube

Temporada 2023

A Série D do Brasileirão é a grande obsessão de Brasiliense e Ceilândia, que ainda sonham com a vaga na Série C. Os representantes do Distrito Federal estreiam em mando de campo invertido. No primeiro passo em busca do acesso, o Brasiliense viaja até o Mato Grosso para enfrentar o Operário e o Ceilândia mede forças com o Iporá, no Estádio Abadião. Os duelos estão marcados para 6 de maio, às 16h.

As torcidas já podem deixar marcado na agenda a sequência de jogos que Brasiliense e Ceilândia terão em casa. Cada uma das equipes será mandante sete vezes na primeira fase da Série D do Brasileirão, sequência importante para aumentar o ânimo e a esperança por uma classificação no torneio. Entre a primeira e a sexta rodada, os torcedores alvinegros poderão acompanhar cinco confrontos do Gato Preto em casa, inclusive o jogo que abre os compromissos do time no campeonato. O Jacaré terá o mesmo benefício, mas entre as rodadas sete e 14 da Série D.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P