Obsessão dos times candangos nos últimos anos, a Série D do Campeonato Brasileiro tem praticamente todos os seus representantes confirmados para a temporada de 2023. Com o andamento das competições estaduais, 63 clubes estão garantidos na busca por quatro vagas na terceira divisão de 2024. A única vaga em disputa é do futebol do Maranhão. Com o desenho do torneio, é possível até mesmo imaginar possíveis adversários das equipes do Distrito Federal no certame nacional.
Campeão e vice do Campeonato Candango de 2022, Brasiliense e Ceilândia serão os representantes da capital federal pela segunda temporada consecutiva. Com um quinto lugar como melhor desempenho em 2014, o Jacaré partirá para a sétima participação na competição nacional. Em 2023, Gato Preto jogará a Série D pela sexta vez em sua história. O melhor desempenho foi um 10º em 2016. O objetivo dos dois é recolocar o DF em uma divisão mais alta após 10 anos.
Se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mantiver o formato regionalizado nos grupos da primeira fase da Série D, os candangos devem ter pela frente adversários da região Centro-Oeste. Um possível grupo com Brasiliense e Ceilândia poderia ter como integrantes Crac-GO, Anápolis-GO, Iporá-GO, Operário-MS, União-MT e Operário VG-MT. Porém, ainda não há indicação da entidade máxima de futebol se o mesmo modelo de organização será adotado.
Para fechar o grupo de 64 postulantes às vagas na Série C do Brasileirão de 2024, apenas uma vaga destinada a um clube maranhense está em aberto. Tuntum e Maranhão são os finalistas da Copa FMF, que dá lugares na quarta divisão e na Copa do Brasil do próximo ano. Por causa da questão financeira, os dois clubes manifestaram preferência de jogar o mata-mata e garantir uma maior premiação em dinheiro. Com isso, quem perder a decisão (marcadas para 13 e 19 de novembro) jogará a Série D de 2023.
De acordo com o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada de 2023, divulgado em setembro, a Série D do Campeonato Brasileiro está marcado para ter bola rolando a partir de 30 de abril. A definição dos quatro clubes classificados para a terceira divisão de 2024 será feita nas quartas de final, em setembro. A segunda partida da grande final da competição nacional está marcada para 29 de outubro. Ao todo, o torneio vai utilizar 24 datas.
Série D de 2023 por estado
Acre: Humaitá-AC e São Francisco-AC;
Alagoas: Cruzeiro-AL e Asa-AL;
Amapá: Trem-AP;
Amazonas: Nacional-AM e Princesa-AM;
Bahia: Atlético de Alagoinhas-BA, Bahia de Feira-BA e Jacuipense-BA
Ceará: Iguatu-CE, Ferroviário-CE, Pacajus-CE, Caucaia-CE e Atlético-CE;
Distrito Federal: Ceilândia e Brasiliense;
Espírito Santo: Vitória-ES e Real Noroeste-ES;
Goiás: Crac-GO, Anápolis-GO e Iporá-GO;
Maranhão: Cordino-MA + uma vaga da Copa FMF;
Mato Grosso: União Rondonópolis-MT e Operário VG-MT;
Mato Grosso do Sul: Operário-MS
Minas Gerais: Democrata-MG, Athletic-MG e Caldense-MG;
Pará: Águia de Marabá-PA e Tuna Luso-PA;
Paraíba: Nacional-PB, Campinense-PB, Sousa-PB e Retrô-PB;
Paraná: Cascavél-PR, Maringá-PR e São Joseense-PR;
Pernambuco: Santa Cruz-PE;
Piauí: Parnahyba-PI e Fluminense-PI;
Rio de Janeiro: Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ e Resende-RJ;
Rio Grande do Norte: Potiguar-RN e Globo-RN;
Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo-RS, Aimoré-RS, Caxias-RS e Brasil de Pelotas-RS;
Rondônia: Real Ariquemes-RO;
Roraima: São Raimundo-RR;
Santa Catarina: Camboriú-SC e Hercílio Luz-SC;
São Paulo: Inter de Limeira-SP, Ferroviária-SP, Santo André-SP e XV de Piracicaba-SP;
Sergipe: Sergipe-SE e Falcon-SE;
Tocantins: Tocantinópolis-TO e Interporto-TO.
Vaga em aberto: Tuntum ou Maranhão (via Copa FMF)