Tem Gato Preto e Jacaré na Série D do Brasileirão! Na noite desta sexta-feira (3/3), Brasiliense e Ceilândia tomaram conhecimento dos primeiros confrontos que terão no campeonato. Ambos fazem parte do grupo A5 ao lado de União Rondonópolis-MT, Real Ariquemes-RO, Operário-MT, Iporá-GO, Interporto-TO e Anápolis-GO. A tabela básica foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Série D do Brasileirão é a grande obsessão de Brasiliense e Ceilândia, que ainda sonham com o acesso à Série C. Essa é a única competição a nível nacional que o Gato Preto disputa esse ano, após sofrer a eliminação na Copa do Brasil e Copa Verde. Enquanto isso, o Jacaré ainda busca erguer a taça das competições. No Campeonato Candango, os dois tem boas chances de avançarem à grande final
Os representantes do Distrito Federal estreiam em mando de campo invertido. No primeiro passo em busca do acesso, Brasiliense viaja até o Mato Grosso para enfrentar o Operário e o Ceilândia mede forças com o Iporá. A CBF ainda não divulgou todos os detalhes, mas os duelos podem acontecer em 6 ou 7 de maio.
Para animar os torcedores da capital, os duelos envolvendo os dois representantes do Distrito Federal estão marcados para a 5° rodada, durante o primeiro turno, e para a 10° rodada, já no returno da Série D do Brasileirão. O jogo de ida terá mando de campo da equipe amarela, possivelmente no Estádio Serejão, em Taguatinga. A segunda partida será realizada na casa do Gato Preto, o Abadião.
Além disso, torcidas já podem deixar marcado na agenda a sequência de jogos que Brasiliense e Ceilândia terão em casa. Cada uma das equipes será mandante sete vezes na primeira fase da Série D do Brasileirão, sequência importante para aumentar o ânimo e a esperança por uma classificação no torneio. Entre a primeira e a sexta rodada, os torcedores alvinegros poderão acompanhar cinco confrontos do Gato Preto em casa, inclusive o jogo que abre os compromissos do time no campeonato. O Jacaré terá o mesmo beneficio, mas entre as rodadas sete e 14 da Série D.
A bola rola na competição nacional a partir de 7 de maio. A segunda fase pode começar a partir de 29 de julho. As oitavas de final começam duas semanas depois, em 12 de agosto. As quartas de final, fase de onde saem os quatro clubes promovidos de divisão, serão jogadas em 26 de agosto e 3 de setembro. As finais da Série D do Brasileirão estão marcadas previamente para 17 e 24 de setembro.
Confira os jogos dos representantes do DF
1ª Rodada – 6 ou 7 de maio
Ceilândia x Iporá
Operário x Brasiliense
2ª Rodada – 13 ou 14 de maio
União-MT x Ceilândia
Brasiliense x Anápolis
3ª Rodada – 20 ou 21 de maio
Ceilândia x Real Ariquemes
Interporto x Brasiliense
4ª Rodada – 27 ou 28 de maio
Ceilândia x Interporto
Real Ariquemes x Brasiliense
5ª Rodada – 3 ou 4 de junho
Brasiliense x Ceilândia
6ª Rodada – 7 ou 8 de junho
Ceilândia x Anápolis
União-MT x Brasiliense
7ª Rodada – 10 ou 11 de junho
Operário x Ceilândia
Brasiliense x Iporá
8ª Rodada – 14 ou 15 de junho
Ceilândia x Operário
Iporá x Brasiliense
9ª Rodada – 17 ou 18 de junho
Anápolis x Ceilândia
Brasiliense x União-MT
10ª Rodada – 24 ou 25 de junho
Ceilândia x Brasiliense
11ª Rodada – 1º ou 2 de julho
Interporto x Ceilândia
Brasiliense x Real Ariquemes
12ª Rodada – 8 ou 9 de julho
Real Ariquemes x Ceilândia
Brasiliense x Interporto
13ª Rodada – 15 ou 16 de julho
Ceilândia x União-MT
Anápolis x Brasiliense
14ª Rodada – 22 ou 23 de julho
Iporá x Ceilândia
Brasiliense x Operário