Por Lucas Espíndola
O Campeonato Candango Feminino de 2019 já tem suas finalistas. Neste domingo (24/11), os jogos de volta das semifinais definiram Real e Ceilândia na decisão da competição. Abdicando de atuar em seu centro de treinamento como foi de costume durante o certame, as Leoas do Planalto confirmaram o favoritismo diante do Cresspom e avançaram para a final do certame. Já as Minas garantiram sua vaga em mais uma final após eliminarem o Ceilândia no Setor de Clubes Norte.
Agora, as duas equipes irão definir quem fica com o título do torneio nos próximos dois fins de semana. Por ter feito melhor campanha na fase de grupos do Candangão Feminino, o Real garantiu o direito de disputar a segunda partida da decisão como mandante. O primeiro jogo acontecerá no domingo, às 10h, no estádio Abadião, em Ceilândia. Em caso de igualdade ao fim dos dois confrontos, a definição do campeão local será feita em disputa de pênaltis.
Leoas do Planalto confirmam o favoritismo
Jogando em seus domínios, o Real recebeu o Cresspom e fez valer o seu favoritismo. Na partida de ida, o time aurianil conseguiu um empate fora de cas, e levou a vantagem de repetir o placar para o segundo jogo. Entretanto, o benefício nem chegou a ser utilizado pelas Leoas do Planalto, que venceram por 1 a 0 e garantiram a participação na grande final logo na estreia do time no Candangão Feminino. Com a classificação, o time aurianil também confirmou vaga na Série A2 do Campeonato Brasileiro em 2020.
Como já era esperado, a partida começou muito truncada, com forte marcação das duas equipes. O jogo permaneceu morno durante todo o primeiro tempo e só esquentou no final. Quando o relógio marcava 41 minutos de jogo, Sassá cruzou na área e Luciana só teve o trabalho de desviar a bola para o gol. No segundo tempo, o Cresspom voltou muito ofensivo e buscando o ataque desde os primeiros minutos. A Fênix até chegou ao gol de empate, mas o tento acabou sendo anulado por impedimento.
Ceilândia vence, mas é eliminado
Vice campeão em 2017, o Ceilândia foi até o Minas Brasília Tênis Clube enfrentar o time da casa, o Minas/Icesp. O Gato Preto perdeu o jogo de ida dentro de casa por 2 a 1 e necessitava de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à final. A equipe alvinegra até conseguiu vencer o atual campeão da competição, mas o triunfo também por 2 a 1 não foi suficiente para o alvinegro se classificar para a fase subsequente. “As Minas” chegam a sua quarta final seguida, e vão em busca do tetracampeonato.
Como era de se esperar, o Ceilândia nos primeiros minutos tratou logo de buscar o gol e conseguiu. Aos quatro minutos, as visitantes abriram o placar a favor. O resultado permaneceu até os primeiros minutos do segundo tempo. Destaque do time do Minas/Icesp no campeonato, Marcella Hulk empatou a partida. O Gato Preto foi para cima e pulou na frente do placar novamente: 2 a 1. Necessitando de mais um gol para se classificar, as alvinegras insistiram, mas não ficaram com a vaga.
Gostaria que corrigissem a reportagem pois quem teve a melhor campanha na fase de Grupos foi o Real e não o Minas como diz a reportagem.