Por Jéssika Lineker e João Marcelo Pepi
A Copa América Feminina iniciou na última sexta-feira (8/7) com dois jogos no grupo A. Neste sábado (9/7), mais dois confrontos fecham a primeira rodada da competição, estes pelo Grupo B. Entre as partidas, a estreia da seleção brasileira no torneio. As comandadas de Pia Sundhage enfrentarão a Argentina às 21h e na lista de 23 jogadoras estão duas atletas do Distrito Federal: a meia Gabi Portilho e a zagueira Tainara.
Campeã de sete das oito edições já realizadas, a seleção brasileira busca o tetracampeonato consecutivo da competição. As adversárias da estreia serão as argentinas, única seleção diferente do Brasil a vencer o torneio, disputado em 2006. O confronto ocorrerá neste sábado (9/7) às 21h no Estádio Centenário de Armenia, na Colômbia. A partida é válida pelo Grupo B que ainda conta com Uruguai, Venezuela e Peru. As cinco equipes buscam duas vagas diretas para a semifinal.
Pelo Grupo A, em jogos realizados nesta sexta-feira (8/7), o Equador goleou a Bolívia por 6 a 1 e a Colômbia vendeu o Paraguai por 4 a 2. O Chile, quinta equipe do grupo, folgou na rodada. Mais dois jogos da chave ocorrerão na próxima segunda com Paraguai x Chile e Bolívia x Colômbia.
Convocação após lesão de Marta
Gabrielle Jordão Portilho, 26, acumula passagens por Kindermann-SC, São José-SP, Madrid CFF-ESP, Osasco-SP e 3B-AM. Portilho estreou no Corinthians em fevereiro de 2020. No mesmo ano, marcou seis gols em 31 jogos, além de levar pra casa a taça de campeã do Paulistão Feminino e do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, conquistou novamente os dois títulos e a Libertadores, competição em que ela contribuiu com dois gols.
Já na Seleção Brasileira, Gabi ouviu seu nome ser chamado após a estrela mundial Marta sofrer uma lesão do ligamento do joelho, em março, o que a deixaria fora dos amistosos e da Copa América. A jogadora corinthiana fez sua estreia com a amarelinha em 7 de abril no empate contra a Espanha por 1 a 1.
Do Planalto Central para o mundo
Aos 23 anos, Tainara de Souza se tornou a primeira brasileira a integrar a equipe alemã do Bayern de Munique após passagem pelo Bordeaux, time francês. Diferente de Portilho, a zagueira já é figurinha carimbada na equipe de Pia e mais uma vez atuará pela Seleção.
A jogadora saiu do DF cedo e foi para a cidade de São Francisco-BA, onde iniciou a carreira, seguiu por times como Vitória-BA, Santos e Palmeiras, ambos paulistas. Já conquistou uma Copa Paulista, um Campeonato Baiano e representando a verde e amarela, conquistou o Sul-Americano Sub-20.
Calendário da seleção brasileira
A Seleção Brasileira faz sua estreia neste sábado (9/7) em um clássico contra a Argentina, às 21h. O jogo terá transmissão do SporTV 2 e do SBT. Na terça-feira (12/7), às 18h, o Brasil encara o Uruguai. Com folga na terceira rodada, a seleção só volta a campo na segunda-feira (18/7), às 18h, para enfrentar a Venezuela. As comandadas de Pia fecham a fase de classificação contra o Peru na quinta-feira (21/7) às 18h.