A comunidade de atletas profissionais e amadores do Distrito Federal recebeu com muita expectativa a notícia da volta da Corrida de Reis ao calendário de provas da capital após três anos. No entanto, o sentimento se transformou em frustração com a dificuldade de garantir vaga na etapa marcada para 27 de janeiro. Segundo a Secretaria de Esportes, o problema foi gerado por sobrecarga no site de inscrições. Mesmo assim, as vagas se esgotaram às 21h30.
De acordo com relatos recebidos pela reportagem do Distrito do Esporte poucos minutos após a liberação do primeiro lote de vagas, o site do Sympla, plataforma escolhida para a efetuação das inscrições, apresentava indisponibilidade de participação na Corrida de Reis. Às 18h desta quarta-feira (3/1), a organização do evento esportivo disponibilizou 4 mil inscrições na prova. Mesmo com a situação gerada pela instabilidade, tudo acabou em três horas e meia.
Em nota, a SEL/DF tratou a situação como pontual. Segundo as informações disponibilizadas pela pasta, a site Sympla enfrentou problemas de sobrecarga tão logo a inscrição da Corrida de Reis começou. A plataforma teria registrado cerca de 200 mil acessos. Assim, acabou provocando erros no acesso à página de inscrição.
A Secretaria de Esportes divulgou o fim das vagas do primeiro lote da Corrida de Reis às 21h30. Na noite desta quarta-feira (3/1), a reportagem do DDE acessou o site de inscrições e se deparou com uma fila virtual. Após a espera, o corredor tinha cinco minutos para concluir todo o processo. Aguardar, porém, não garantia um lugar no evento.
Outros dois lotes finais de vagas da Corrida dos Reis serão disponibilizados antes da prova de 27 de janeiro. Em 10 e 15 deste mês, outros seis mil lugares poderão ser garantidos pelos corredores, três mil em cada um dos dias. Conforme a organização, a divisão foi feita para garantir uma maior adesão do público.