24.5 C
Brasília
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Com dez clubes, Segundinha terá pontos corridos; luta pelo acesso começa em agosto

Marcada para começar em 24 de agosto, Segunda Divisão do Campeonato Candango terá dez clubes lutando por duas vagas na elite do futebol local

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

A Segunda Divisão do Campeonato Candango já está com boa parte dos detalhes da edição 2019 definidos. Na tarde desta segunda-feira (10/6), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) recebeu representantes de alguns dos clubes que irão buscar o acesso à elite do futebol local e definiu diversos detalhes da competição, que está marcada para começar em 24 de agosto. Além da data em que a bola irá rolar, os dirigentes das equipes também acertaram a fórmula de disputa e parte do regulamento.

Ao todo, dez clubes irão competir visando alcançar as duas vagas disponíveis na elite do Candangão em 2020. Brasília, Brazlândia, Ceilandense, CFZ, Legião, Paranoá, Planaltina e Samambaense enviaram representantes para participar do debate no arbitral. Botafogo/DF e Cruzeiro não mandaram dirigentes para a reunião, porém, também estão garantidos no torneio. No encontro com a FFDF, os competidores apresentaram os documentos necessários para garantir a vaga na Segundinha.

- Continua após a publicidade -

Dos clubes cotados para estar na competição neste ano, apenas a ARUC, que reativou seu futebol profissional em 2019 e está disputando o Campeonato Candango de Juniores, e o Samambaia, um dos rebaixados no Candangão de 2018, abdicaram da chance de buscar o acesso. Desta forma, a Segundinha do futebol local terá uma baixa de participantes em relação à última temporada, quando onze times lutaram por duas vagas na elite. Após amargar o descenso em 2018, o Paranoá também brigará pelo retorno.

Fórmula de disputa

A principal mudança implantada na Segunda Divisão do Campeonato Candango está na fórmula de disputa. Durante a reunião do conselho arbitral da FFDF, ficou definido que as dez equipes irão buscar a vaga na elite do futebol local no sistema de pontos corridos. Todos os clubes irão se enfrentar em turno único. Os dois melhores colocados ao fim das nove rodadas garantirão vaga no Candangão de 2020. A última rodada do torneio acontecerá em 19 de outubro.

Somente três estádios estão aptos

Segundo apuração do portal Esportes Brasília, somente três estádios do Distrito Federal estão aptos para receber as partidas da competição. Mané Garrincha, Augustinho Lima e Serejão estão com os documentos de liberação em dia e não devem ser problema. Todos eles foram utilizados recentemente. As equipes que tiverem interesse de atuar em outras áreas deverão viabilizar os trâmites de liberação. Os procedimentos e documentos foram entregues aos dirigentes dos clubes.

Confira a primeira rodada da Segunda Divisão 2019:

1ª rodada – 24 de agosto
Brazlândia x Legião
Paranoá x CFZ Brasília
Brasília x Planaltina
Botafogo-DF x Cruzeiro
Ceilandense x Samambaense

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P