Por Bruno H. de Moura
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (17/12) os indicados pela entidade máxima do futebol nacional para compor o quadro de árbitros patamar FIFA no próximo ano.
Além da manutenção da candanga Leila Naiara da Cruz, a CBF decidiu dar mais espaço para o time de arbitragem de Brasília/DF. Agora, a capital federal conta com dois profissionais do DF no mais alto patamar da arbitragem mundial.
Sávio Pereira Sampaio é o mais novo integrante do seleto grupo. Ele assume a vaga de Rafael Traci, que ficará apenas como árbitro VAR para a FIFA. Sávio atuou em 34 partidas neste ano, sendo 19 no Brasileirão da Série A, quase todas como árbitro de campo. Somente em Atlético Mineiro 4-3 Red Bull Bragantino foi quarto árbitro.
A última partida do candango na temporada também foi como quarto árbitro. Ele esteve no jogo de ida da final da Copa do Brasil, em que o Atlético Mineiro goleou o Athletico Paranaense por 4-0.
Sávio Sampaio tem 36 anos, é empresário e mora no Guará. Está na Seleção Nacional de Árbitros de Futebol desde 2014.
Ao todo, 17 árbitros, entre homens e mulheres, além de 17 árbitros assistentes e 12 árbitros assistentes de vídeo (VAR) compõem a FIFA pelo Brasil. Quem é árbitro de campo também pode ser árbitro VAR.
“Quero parabenizar os árbitros e assistentes pelas designações, bem como suas respectivas federações estaduais pelo trabalho de desenvolvimento, o que permite ao Brasil ter um dos maiores quadros internacionais de árbitros do mundo. A arbitragem brasileira terá um ano desafiador em 2022 e vamos trabalhar muito para que nossos árbitros e árbitras estejam bem preparados para manter atuações de alto nível ao longo de toda a temporada”, disse o Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao site da entidade.
Esse árbitro é muito fraco, árbitro caseiro, não tem personalidade.