21.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Santos sai na frente, cede empate, mas está classificado na Libertadores

Assim como na partida de ida, na Argentina, Peixe foi superior e está na fase de grupos da Copa Libertadores da América

- Continua após a publicidade -

Por Victor Parrini

Em noite de definição no Mané Garrincha, Santos e San Lorenzo-ARG se enfrentaram pelo segundo e decisivo jogo da terceira fase da Libertadores da América. Na partida de ida, na Argentina, o Peixe levou a melhor ao vencer por 3×1, com gols de Lucas Braga, Marinho e o jovem de Samambaia, Lucas Ângelo. Ângelo se tornou o jogador mais jovem a marcar gol em Libertadores, aos 16 anos anos 3 meses e 16 dias.

A exemplo da partida de ida no Nuevo Gasómetro, o Santos tomou as primeiras iniciativas do jogo, até que aos 21 minutos, com um belo gol de Marcos Leonardo, conseguiu abrir o placar em Brasília. No decorrer do primeiro tempo, o San Lorenzo buscou pressionar, teve chances de empatar, mas sem êxito. Na etapa final, o Alvinegro Praiano começou bem, ampliou a vantagem com Pará, mas viu Di Santo e Ángel Romero deixarem tudo igual para os argentinos. Contudo, o empate garantiu a equipe paulista na fase seguinte da Libertadores.

- Continua após a publicidade -

Superioridade Alvinegra

Como é de praxe em embates entre brasileiros e argentinos, as divididas e disputas pela bola são duras. Assim, a primeira ação no jogo foi uma entrada forte de Peruzzi em Felipe Jonatan, que rendeu o cartão amarelo para o defensor da equipe do San Lorenzo. Com a vantagem no placar, o Santos iniciou a partida com tranquilidade, trocando passes e buscando chegar ao campo de ataque da equipe argentina. Aos cinco minutos, Soteldo cruzou, Madson subiu mais que todo mundo e cabeceou para fora. A resposta do San Lorenzo veio logo na sequência, também bola cruzada na área, mas o goleiro João Paulo afastou o perigo.

Avançando sua linha de marcação e pressionando a equipe santista, aos 16 minutos, em finalização de Oscar Romero, de fora da área, o San Lorenzo teve sua primeira grande chance no jogo. O camisa 10 do El Ciclon tentou o chute colocado, porém, a bola saiu pela linha de fundo. Na sequência, o Alvinegro Praiano quase abriu o placar com Marinho, que quase marcou um gol olímpico no Mané Garrincha. Com uma equipe bem postada dentro de campo e trocando bons passes, Pirani deu bom passe para Felipe Jonatan, que lançou para Marcos Leonardo, que foi até a linha de fundo, invadiu a área e, mesmo sem ângulo, chutou para o gol, marcando um golaço para abrir o placar em Brasília.

Foto: Reprodução/Santos F.C.

Passados 33 minutos de jogo, o San Lorenzo tentava diminuir o prejuízo, quando Oscar Romero aproveita a sobra do escanteio e, de fora da área, arrisca o chute e isola a bola. Dois minutos depois, novamente em cobrança de escanteio, Angel Romero colocou na área, Donatti antecipou a zaga alvinegra, e cabeceou para fora. Na reta final da primeira etapa, Marcos Leonardo encontrou Soteldo pelo lado esquerdo, o camisa 10 avançou, invadiu a área e finalizou forte, mas Devecchi fez ótima defesa e mandou para escanteio. Um minuto depois, Marinho recebeu na entrada da área, chegou chutando forte e mandou a bola para muito longe da meta argentina.

Aproveitando os minutos finais para abafar o Santos em seu campo defensivo, aos 45’, o San Lorenzo teve a sua melhor chance de gol em toda a primeira etapa. Após boa troca de passes, Ramírez adentrou a grande área do Peixe e chutou rasteiro no canto direito defendido do João Paulo, mas o arqueiro santista impediu o gol.

Foto: Staff Images/CONMEBOL

Peixe mantém o ritmo e garante a classificação

Precisando buscar o resultado, o San Lorenzo começou o segundo pressionando a equipe paulista. No primeiro minuto de jogo, Oscar Romero recebeu a bola na entrada da área santista e chutou cruzado, mas o paraguaio não contava com a ótima defesa de João Paulo. Na sequência, a equipe argentina aproveitou o escanteio e colocou a bola na área do Peixe, a zaga afastou mal, a bola sobrou Fernandéz, que não aproveitou e chutou forte para fora.  Aos sete minutos, em jogada de velocidade, Marinho avança livre em direção a área da equipe argentina, até que Rojas chegou forte e derrubou o atacante alvinegro, recebendo o cartão vermelho. Na cobrança de falta próxima a grande área adversária, Soteldo tentou o chute colocado, mas a bola foi para fora.

Com nove minutos passados, após cobrança de escanteio , Felipe Jonatan recebeu de fora da área, arriscou a finalização, que rebateu na defesa argentina e saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Soteldo recebeu passe, avançou com tranquilidade, viu a ultrapassagem de Pará, que bateu cruzado no canto esquerdo de Devecchi, ampliando para 2×0 a vantagem santista. O San Lorenzo não demorou para responder. Aos 13’, após cruzamento vindo de escanteio, o centroavante Franco di Santo subiu mais do que toda a zaga do Peixe, e cabeceou firme para o fundo das redes, diminuindo a desvantagem no jogo.

Foto: Reprodução/Santos F.C.

Apesar de ter sofrido o gol, o Santos continuou a controlar a maioria das ações do jogo. Assim, aos 20 minutos, Marcos Leandro dominou e ajeitou para Felipe Jonatan, que arriscou mais um chute de fora da área, obrigando o goleiro Devecchi a se esticar e mandar para escanteio. Aos 32’, após boa troca de passes entre os irmãos Romero, Angel avançou e finalizou no canto da meta defendida por João Paulo, marcando o segundo da equipe argentina e deixando tudo igual em Brasília.

Na reta final, aos 38 minutos, após mais uma cobrança de escanteio, Oscar Romero ganhou da marcação santista, cabeceando no canto da meta alvinegra, mas João Paulo fez mais uma ótima defesa, espalmando para fora. Aos 43′, novamente o San Lorenzo chegou novamente com Oscar Romero, que chutou forte de fora da área, mas o arqueiro santista fez mais uma ótima defesa. Nos últimos momentos do jogo, a equipe argentina tentou pressionar, mas parava no setor defensivo do Peixe, que garantiu a manutenção do placar em 2×2.

Foto: Reprodução/Santos F.C.

O que vem por aí

Com o empate em 2×2, o Santos assegurou sua classificação à fase de grupos da Libertadores. Na sequência da competição continental, o Peixe vai encarar Barcelona de Guayaquil-EQU, The Strongest-BOL e Boca Juniors-ARG. O próximo compromisso da equipe comandada por Ariel Holan será no próximo domingo (18/4), às 20h, pelo Paulistão, quando recebe a Inter de Limeira, na Vila Belmiro.

SANTOS – 2
João Paulo 🟨 ; Felipe Jonatan, Luan Peres 🟨 , Kaiky e Pará ⚽ ; Alison 🟨 e Madson; Pirani (Jean Mota), Marcos Leonardo ⚽ 🟨 (Kaio Jorge), Soteldo (Copete) e Marinho 🟨 (Lucas Braga). Técnico: Ariel Holan

SAN LORENZO – 2
Devecchi; Peruzzi 🟨 , Donatti, Gattoni e Rojas 🟥; Rodriguez 🟨 (Jalil Elias), Ramirez e Oscar Romero; Ángel Romero ⚽, Nicolás Fernández (Melano) e Franco di Santo ⚽ 🟨(Troyansky). Técnico: Diego Dabove.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P