O Brasília sofreu mais uma derrota no Campeonato Candango 2023. Na noite desta quarta-feira (8/2), o time recebeu o Santa Maria no Estádio Serejão, em Taguatinga, e enfrentou mais um placar desfavorável. A Águia Grená se impôs melhor em campo e teve várias chances de balançar as redes, porém a rede só balançou aos nos minutos finais da segunda etapa, após a arbitragem apitar penalidade máxima.
A partida começou tranquila para ambos os times. Brasília e Santa Maria protagonizaram um primeiro tempo de pouco perigo. Mais organizado, o time treinado por Christian Ramos aumentou o volume de jogo nos minutos finais e pressionou bem o Colorado, que não conseguia chegar ao ataque. Mesmo com algumas iniciativas, o cronômetro zerou com nenhuma bola na rede. O segundo tempo começou com um ritmo diferente. Porém, poucas foram as jogadas de risco. Nos minutos finais, o árbitro assinalou pênalti para a Águia Grená e o time terminou na frente.
Sem bolas na rede
O primeiro tempo começou bem equilibrado. Logo no início, o Brasília conseguiu uma chance. Aos 2′, Careca recebeu a pelota e subiu para tentar marcar, mas a defesa da Águia tirou. Três minutos mais tarde, foi a vez do Santa Maria arriscar. Thiago Magno tentou o cruzamento, porém Dante tirou o perigo da área.
O jogo continuou com pouca intensidade e escassas jogadas perigosas. Aos 13′, Espeto conseguiu espaço pela lateral e tentou o domínio, mas a defesa adversária cortou. Nos minutos seguintes, o Colorado voltou a arriscar. Borges lançou a pelota na área, Ricardo Oliveira dominou de peito, mas Alisson saiu em cima do atacante e defendeu. Aos 26’, os nervos ficaram aflorados. Em uma falta infantil, Hiwry quase foi expulso. O juiz voltou atrás e levantou o cartão amarelo para Regino. Após a decisão, o banco adversário reclamou bastante.
Passado metade do período, o Brasília mostrou estar mais desorganizado em campo. O grupo treinado por Ricardo Antônio foi incapaz de passar pelo meio de campo e tentava jogadas com bolas altas e de cruzamento, porém sem sucesso. Por outro lado, o volume de jogo do Santa Maria aumentou e os jogadores agiram com mais intensidade. Com 30 minutos, Watthimem finalizou e Jennerson espalmou. Na sobra, Feijão tocou para Ivamar, que bateu de perna esquerda e o arqueiro do Brasília encaixou com tranquilidade.
Ainda buscando colocar a bola na rede, Watthimen teve mais uma oportunidade oito minutos depois. O atacante enfiou a bola para Américo. Ele demorou para chegar e Jennersou defendeu. Na sequência, Watthimen de novo! Ele passou pela marcação e saiu na cara do gol, chutou forte e viu a bola entrar, porém, antes mesmo da comemoração, a bandeirinha anotou impedimento. Assim, o primeiro tempo terminou sem bolas na rede.
Águia Grená carimba vitória
O segundo tempo começou bastante corrido, com as duas equipes buscando o ataque. Com três minutos no relógio, o Santa Maria teve uma falta perigosíssima a seu favor. Na cobrança, Ivamar mandou a bola à direita da meta adversária. Na sequência, o Brasília respondeu. Após cruzamento feito por Crystian, Ricardo Oliveira cabeceou, a pelota passou por cima do gol de Alisson. Com 11 minutos, o Brasília encontrou uma falta. Depois da cobrança, Careca e Dante buscaram pela bola, porém a defesa do Santa Maria impediu os dois.
Três minutos mais tarde, a Águia também teve uma cobrança de falta. Watthimem decidiu cruzar direto e quase que a bola fez a curva para entrar, porém Jennerson defendeu. Na sequência, Elber bateu forte e a pelota saiu por cima. Aos 20′, o jogador apareceu mais uma vez. O camisa 17 cruzou e Dante tirou da cabeça de Felipe. Depois, a Águia Grená anotou falta mais uma vez. Lucas Caetano cruzou, a defesa do Brasília tentou afastar e a bola sobrou pala Lídio. Ele tentou arrematar, mas os colorados tiraram mais uma vez. Com 29 minutos, Ivamar passou por todo o sistema defensivo adversário, porém pecou na hora de finalizar, perdendo uma grande chance de abrir o placar no Serejão.
O tempo no cronômetro ia passando e ambas as equipes não conseguiam mais criar ataques perigosos ao adversário. Aos 37′, o Santa Maria articulou uma chance boa de abrir o placar, mas parou na defesa colorada. O Brasília tentou responder, mas esbarrava na forte marcação do adversário. Aos 42′, foi marcada penalidade máxima para o Santinha. Na cobrança, Thiago Magno bateu no meio e converteu, 1 a 0. Outras chances foram criadas, mas sem bolas na rede.
O que vem aí…
Os times voltam a campo no próximo final de semana pela terceira rodada do Campeonato Candango 2023. No sábado (11/2), o Santa Maria recebe o Ceilândia, no Estádio Serra do Lago, às 15h. No domingo (12/2), o Brasília visita o Samambaia no Estádio Rorizão, às 10h. Real Brasília x Capital (11/2 – 15h, Defelê), Paranoá x Gama (12/2 – 15h, Defelê) e Brasiliense x Taguatinga (13/2 – 20h, Serejão) são os outros confrontos da rodada.
Ficha técnica
Brasília 0
Jennerson; Crystian, Edimar, Dante, Espeto; Borges, Regino (Mirandinha), Careca (Juninho); Hiwry 🟨 (Dadinho) , Titico 🟨 (Ian Carlos) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Ricardo Antônio
Santa Maria 1
Alison; Paulinho, Pablo, Lídio, Lucas Caetano; Marcos Paulo (🟨), Américo, Thiago M. (⚽), Ivamar; Watthimem (Felipe) e Feijão (Elber).
Técnico: Christian Ramos (🟨)