Foi no calor do Serejão que Samambaia e Ceilandense disputaram o primeiro jogo da segunda semifinal da Segunda Divisão do Campeonato de Futebol do Distrito Federal na tarde deste domingo (04/09). Após vacilo dos hoje visitantes que tinham a vantagem do empate em duas finais, o Samambaia venceu por 2-1 e dá um bom passo ao retorno à elite local.
Na primeira etapa o Samambaia começou melhor, pressionando pelo meio e conseguindo levar perigo em boas cobranças de falta. Mas foi o Ceilandense quem abriu o placar e obrigou o time da casa a empatar no final.
O próximo confronto das equipes será no sábado que vem (10/09), em estádio a decidir, com mando do Ceilandense. Vitória de 1-0 do Ceilandense lhe garante a ida na final. Empate ou vitória do Samambaia dá a vaga à cobra-cipó na grande final e na primeira divisão.
1º Tempo: times terminam no empate
A primeiro chance de perigo só ocorreu aos 10′. Cabralzinho cobrou falta dentro da área, o goleiro Hugo do Ceilandense saiu esquisito e Negueba, na sobra, afastou na cara do gol. Aos 17′ um quase repeteco do lance aos 10′, só que dessa vez a bola de Cabralzinho foi direto para a linha de fundo.
Aos 13′, Rodrigo pelo Ceilandense cruzou dentro da área, para John, bem posicionado, cabecear no cantinho esquerdo do goleiro Artur que defendeu muito bem e colocou a bola para escanteio.
O jogo começou com o Samambaia controlando toda a partida e o Ceilandense, atrás, buscando os contra-ataques. O panorama foi mudando com o passar do tempo, quando o time da Ceilândia explorando o lado esquerdo nas costas, especialmente, de Goduxo, chegou ao ataque.
No meio da primeira etapa ninguém arriscava de longe, nem criava boas oportunidades. Somente aos 30′ Cabralzinho, de fora da área, chutou forte, levando perigo à meta do Ceilandense que não era desafiada há vários minutos.
2 minutos depois, Lucas Victor fez bela jogada pela esquerda, viu Cabralzinho posicionado na ponta da marca penal e passou para o atacante que chutou de primeira em cima de Hugo, goleiro do Ceilandense que encaixou a bola.
Aos 34′ foi a vez do rubronegro chegar. Na velocidade pelo lado esquerdo, Hudson mandou um tirambaço cruzado, obrigando Artur espalmar ao escanteio.
Na cobrança do escanteio Rodrigo Ramos levantou dentro da área, a defesa do Samambaia dormiu no ponto, deixou 3 jogadores do Ceilandense sem marcação e Gilson vindo de trás subiu mais alto que todos, para cabecear no chão, a bola subir, e morrer na meta de Artur. Samambaia 0-1 Ceilandense.
O Samambaia começou a pressionar, buscando o ataque. Até que aos 43′, Aldo iniciou a jogada, passou a bola para Marcão que entregou para Cabralzinho. O atacante levou a bola até a meia lua da área, fez passe para Lucas Victor que, caindo, deu um toquinho a Marcão que passou para a Aldo, cara a cara com o goleiro Hugo, chutar dentro da rede. Tudo igual no Serejão. Samambaia 1-1 Ceilandense, placar que encerrou a primeira etapa.
2º Tempo: Expulsão de atleta do Ceilandense leva à vitória do Samambaia
Os técnicos não quiserem esperar os primeiros movimentos do jogo para alterar suas representações.
Luis dos Reis sacou 3 no Samambaia. Filipe Werley, Lucas Victor e Marcão deram lugar, respectivamente, para Walace, Tobinha e Joãozinho. Já Mariosan mudou John para entrada de Wallace.
E logo aos 2” Tobinha ia entrando na área, em boa condições, quando foi calçado por trás por James. O atleta já era amarelado e recebeu seu segundo cartão, deixando o Ceilandense com um a menos para todo o segundo tempo.
E na cobrança da falta Goduxo de perna esquerda bateu cruzado, a bola desviou na barreira e matou o goleiro Hugo que ficou parado só vendo a bola morrer na sua meta. Era a virada da cobra-cipó. Samambaia 2-1 Ceilandense.
Precisando, ao menos, do empate para manter a vantagem de dois empates, o Ceilandense trocou Miqueias – que pouco rendeu na primeira etapa – por Gabriel, sangue novo na partida.
Aos 13” Wisman chegou bem pelo lado direito, ela sobrou para Cabralzinho que bateu cruzado. Ela resvalou em Negueba e pegou em Tobinha antes de ir para linha de fundo.
O Samambaia continuava na pressão. Wisman de dentro da área foi outro que desperdiçou gol na cara do goleiro aos 19”. Aos 29” foi a vez de Cabralzinho invadir a área pela esquerda, deixar todo mundo no chão e passar para Wisman que furou na frente do gol.
O Ceilandense, a despeito de estar atrás no placar, não conseguia controlar o jogo ou chegar na zona de ataque. O time sucumbia ao poder do Samambaia que controlava, em completude, a partida e estava mais próximo do terceiro gol que o Ceilandense do empate.
O Ceilandense recuava e buscava poucas oportunidades na falha do Samambaia. Já o time visitante neste domingo criava, criava, criava, mas na hora da finalização falhava na efetivação em gols dos chutes. E assim foi até o apito final de Rafael Martins Diniz.
O que vem por aí
Com a vantagem de dois empates por ter tido uma primeira fase melhor que o adversário, o Ceilandense terá, obrigatoriamente, de vencer após a derrota deste domingo. No próximo sábado jogará em casa, provavelmente no Abadião, e precisa de vencer com 1 gol de diferença para subir. O Samambaia agora está na vantagem e precisa de um empate ou vitória, por qualquer resultado, para retornar à elite.
Samambaia: 2
Artur; Renan, Gustavo, Luiz, Goduxo ⚽🟨; Filipe (Walace), Lucas Victor (Tobinha), Aldo ⚽, Marcão (Joãozinho); Cabralzinho (Lila), Wisman (Matheus Barbosa)
Tec.: Luis dos Reis
Ceilandense: 1
Hugo Souto; Rodrigo Ramos, Gilson ⚽🟨, Luiz, James 🟨🟨-🟥; Hudson, Carlos (Ronildo), Marcos Vincíus, Negueba; Miqueias (Gabriel), John (Walace)
Tec.: Mariosan
Arbitragem
Árbitro central | Rafael Martins Diniz | ARB |
Assistente 1 | David Sousa Santana | AA1 |
Assistente 2 | Anderson Sampaio Marques | AA2 |
Quarto Árbitro | Adriano Luiz do Nascimento Neri | 4A |
Delegado | Geufran Almeida de Oliveira | DEL |