A Cobra-Cipó está de volta à elite do futebol candango. O Samambaia enfrentou o Ceilandense na manhã deste sábado (10/9) no estádio Abadião, em Ceilândia. O clube treinado por Luis do Reis venceu a equipe rubro-negra por 3 a 0, gols de Wallace, Tobinha e Filipe Werley, e conquistou o acesso à primeira divisão do Candangão. O primeiro finalista da Segundinha aguarda o confronto entre Real Brasília e Planaltina, programado para às 15:30 deste sábado, para saber contra quem disputará o título da Segunda Divisão.
A etapa inicial contou com o Ceilandense incisivo e em busca da reversão de placar. Porém, foi o Samambaia que balançou as redes com um belo chute de Wallace. Antes do intervalo, o time de Luis dos Reis ampliou a vantagem com gol de Tobinha. Em vantagem bem significativa, o Samambaia controlou o jogo e criou chances de ampliação do placar, mas conseguiu somente aos 40 minutos com Filipe Werley. A vitória por 3 a 0 decretou o acesso da Cobra-Cipó à elite do futebol candango.
Samambaia faz dois e acesso fica próximo
Atrás no placar agregado, o Ceilandense tomou as investidas da partida. O atacante Ronildo chegou perto de abrir o placar, aos 20 minutos, mas pegou mascado e a bola saiu pelo lado da rede de Artur. Três minutos depois, Hudson tocou para Marquinhos Paracatu e o meia chutou de fora da área, mas pegou mal na bola e desperdiçou mais uma chance. Melhor na partida, o rubro-negro de Ceilândia teve entusiasmo transformado em desilusão após a Cobra-Cipó abrir o marcador.
O Samambaia abriu ao placar aos 34 minutos com um lindo gol. Wallace arriscou um lindo chute de fora da área e acertou o ângulo de Hugo, marcando o primeiro tento do confronto. Dois minutos depois, Goduxo cruzou, Wisman desviou e tirou tinta da trave de Hugo. Aos 40′, o Samambaia marcou o segundo gol do confronto. Após lateral cobrado na área, Badhuga desviou e Tobinha cabeceou para o fundo das redes de Hugo. Nos minutos finais, Aldo achou Wisman livre na área, mas o centroavante perdeu um gol inacreditável.
Gol no fim decreta vitória e acesso
Com uma missão complicada de reverter o placar, o Ceilandense começou o segundo tempo dominando o setor de ataque, mas foi o Samambaia que teve a primeira chance. Tobinha recebeu passe na lateral, cortou para o meio da zaga, chutou cruzado e obrigou Hugo a fazer boa defesa. Aos 15′, Wallace cobrou falta e tirou tinta do travessão do arqueiro rubro-negro. Cinco minutos depois, Wallace Jesus tocou para Caju, o atacante chutou cruzado e Hudson não conseguiu chegar bola.
O resultado positivo deixou o Samambaia com o jogo tranquilo e o Ceilandense entrou em desespero. As jogadas da equipe vermelha e preta não apresentaram perigo e aos 40′, a Cobra-Cipó deu números finais à partida. Gustavo Henrique lançou, a zaga do Ceilandense não conseguiu cortar e a bola sobrou para Filipe Werley. O meia do Samambaia avançou e bateu cruzado para marcar o terceiro gol do confronto. A vitória por 3 a 0 decretou a volta da Cobra-Cipó à elite do futebol candango.
Acesso garantido e chance de título
A vitória por 3 a 0 garantiu o Samambaia na primeira divisão do Candangão em 2023. Além do acesso, a Cobra-Cipó terá a chance de levantar o terceiro troféu da Segunda Divisão de sua história. As outras taças da equipe foram conquistadas em 2014 e 2020. O clube aguarda o confronto entre Real Brasília e Planaltina, marcado para às 15:30 deste sábado (10/9), para saber o outro finalista. A grande final será decidida em jogo único em data, local e horário a serem definidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
Ceilandense 0
Hugo; Rodrigo Ramos, Negueba, Paulo Victor e Sonyanderson; Luiz Caetano, Wallace Jesus, Hudson e Marquinhos Paracatu; Henrique e Ronildo.
Técnico: Mariozam Silva
Samambaia 3
Artur; Caetano, Badhuga, Gustavo Henrique e Goduxo; Wallace, Aldo e Cabralzinho; Tobinha, Wisman e Marcão.
Técnico: Luis do Reis