Neste domingo de dia dos pais (11/8), o Brasiliense entra em campo para mais uma batalha válida pela Série D do Campeonato Brasileiro. Após concluir a primeira fase com a liderança do Grupo E e na segunda colocação geral, o Jacaré despachou o Real Noroeste e chegou até as oitavas de final do torneio. Agora, o adversário da vez é um velho algoz: o Brasil de Pelotas-RS, responsável por eliminar a equipe amarela em 2014. Recentemente, o ‘Xavante’ esteve na Série B e busca reascender aos grandes holofotes do cenário nacional.
Entre altos e baixos durante a frase de grupos, o Brasil de Pelotas foi inconsistente durante a primeira fase. Alocados na chave H, o ‘Xavante’ (uma das alcunhas do clube no Rio Grande do Sul) se classificou após ocupar a segunda posição, com 21 pontos. Em um dos grupos mais equilibrados desta Série D – o último colocado ficou a apenas três pontos de se classificar à segunda fase -, o clube gaúcho conquistou seis vitórias, obteve três empates e saiu derrotado em cinco oportunidades.
- Brasiliense viaja nesta sexta-feira (9/8) para enfrentar o Brasil-RS
- Brasiliense volta a jogar as oitavas de final da Série D após quatro anos
- Brasiliense leva susto do Real Noroeste, mas avança às oitavas da Série D
Rodadas antes de concluir a primeira fase, o Xavante dispensou o treinador Alessandro Telles, que estava à frente do clube desde março, após o término do Campeonato Gaúcho. Ao todo, foram oito jogos com três derrotas, três empates e apenas duas vitórias, com aproveitamento de 38%. Para o cargo, um “velho-novo” conhecido do DF: Marcelo Caranhato, treinador do Real Brasília durante boa parte desta edição da Série D. Ao contrário do desempenho mostrado no ‘Leão do Planalto’, o comandante soma seis vitórias em sete jogos no Brasil de Pelotas.
Para encontrar o Brasiliense nas oitavas de final da Série D, os gaúchos despacharam o Água Santa-SP, uma das mais badaladas equipes do campeonato. Na primeira partida, o ‘Xavante’ saiu atrás no placar mas buscou a vitória fora de casa: 2 a 1 e vantagem para decidir no Rio Grande do Sul. Por lá, 3 a 0 e classificação tranquila” – durante o jogo, dois jogadores do time paulistas foram expulsos, gerando uma grande confusão em cima da arbitragem após o apito final. A polícia presente no estádio teve que intervir no imbróglio.
Velho algoz
Na Série D de 2014, Brasiliense e Brasil de Pelotas se encontraram nas quartas de final. Semelhante à esta edição, os gaúchos mandaram a primeira partida no Estádio Bento Freitas. O ‘Xavante’ venceu o jogo por 2 a 1 e veio com a vantagem para o duelo decisivo no Distrito Federal. No Serejão, o Jacaré devolveu o placar e levou a partida às penalidades. Nas cobranças, o goleiro rubro-negro defendeu as cobranças de Fábio Braz e Baiano para arrancar os sonhos de acesso da equipe amarela.