Os ventos deste domingo (24/7), em Brasília, marcaram o encerramento do Campeonato Brasil Centro de Optimist. Em quatro dias de disputas agitadas, as águas do Lago Paranoá foram responsáveis, mais uma vez, pela lapidação e surgimento de novos talentos do iatismo nacional. Assim como nas disputas anteriores, os cariocas foram soberanos. Arthur Back foi incontestável e ficou com o primeiro lugar geral na Flotilha Ouro, enquanto Manuel de Orleans e Bragança seguiu na ponta da categoria estreante.
“Encerramos com saldo positivo. Tudo correu super bem, com bons ventos para as disputas. Não poderia ter sido melhor”, afirmou o diretor de esportes náuticos do Iate Clube de Brasília (ICB), Gustavo Raulino.
O pódio veterano teve presença do Distrito Federal. Renato Lunetta, do ICB-DF, ficou com a terceira colocação geral. Outro representante do ICRJ-RJ, Zion Brandão encerrou a participação na segunda colocação. Campeão da Flotilha Prata, Pedro Araújo também subiu ao lugar mais alto do pódio mirim.
A vela brasiliense também esteve representada entre os melhores do estreante. Maria Beatriz Nogueira, também do ICB-DF, ficou com a terceira colocação da categoria e a liderança geral do feminino e do infantil. Outra atleta do Iate Clube de Brasília, Catarina Santana foi a líder da classificação geral mirim.
Quinto colocado entre os veteranos do masculino infantil, Breno José, do ICB-DF, revelou ter saído na competição satisfeito, mas revela que ainda há fundamentos a serem aprimorados. “O Brasil Centro reuniu bastante gente e foi bastante disputado e em alto nível. Apesar da grande concorrência, acredito que fui bem, mas, claro, sempre têm coisas a serem melhoradas. Hoje, enxergo que a minha principal dificuldade tem sido nas largadas”, compartilha.
“Estou bastante animado para as próximas competições, principalmente para o Campeonato Brasileiro no ano que vem aqui em Brasília. Como ainda estamos a alguns meses da disputa, acredito que, até lá, terei melhorado e adquirido ainda mais experiência”, complementou o jovem velejador.
Presidente da Federação Náutica de Brasília (FNB), Marcello Katalinic avaliou o nível dos competidores locais. “Vejo que a Flotilha do Cerrado foi muito bem. Temos ótimos velejadores e nossos dois treinadores, Lucas Faria e Felipe Rondina, são excelentes e de primeira linha. É um privilégio contar com eles”, ressaltou.
Gustavo Raulino lembra que a vela é um esporte acessível e faz o convite para que novos praticantes surjam. “Pode não parecer, mas a vela é um esporte super acessível e a nossa escolinha está aberta para quem quiser aprender ou matricular o filho. Estamos esperando”, conclui o diretor.
Top 10 geral do veterano
1º Arthur Back – ICRJ-RJ
2º Zion Brandão – ICRJ-RJ
3º Renato Lunetta – ICB-DF
4º Uthar Matheus – ICB-DF
5º Breno José – ICBD-DF
6º Joana Kubelka
7º Henrique Tannous – ICSC-SC
8º Felipe Strassburger – CDJ-RS
9º Felipe Fridrich – EVI-SP
10º Theo Sartor -YCSA-SP
Top 5 geral dos estreantes
1º Manuel de Orleans e Bragança – ICRJ-RJ
2º Luca Boranga – YCSA/EVI-SP
3º Maria Beatriz Lima Nogueira – ICB-DF
4º Gabriella Ono Sasaki – EVI-SP
5º Giulia Phileto – YCB-BA