Por Danilo Queiroz
O Gama segue imparável na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (3/10), o alviverde voltou a campo no estádio Bezerrão para receber a Caldense, em jogo válido pela quarta rodada do grupo A6. Soberano em campo, o time gamense atraiu os mineiros para sua armadilha, aproveitou as oportunidades e goleou por 5 a 0, chegando aos 12 pontos e garantindo por mais uma rodada a liderança da chave.
Bastante disputado, o primeiro tempo trouxe movimentação e boas chances para as duas equipes. Mais consistente, o Gama aproveitou uma delas com Vitor Xavier para sair em vantagem. No segundo tempo, o alviverde não tomou conhecimento dos mineiros descarregou um caminhão de gols. Com domínio absoluto, os candangos ampliaram com Nunes, Gustavo Rambo, Wallace e Emerson.
Caldense oferece resistência, mas Gama sai na frente
Com o forte calor de Brasília, as duas equipes começaram o jogo com passes mais cadenciados. Aos 4′, os mineiros tentaram em cobrança de falta que parou em Calaça. O Gama tentou uma blitz nos minutos seguintes, mas parou na barreira defensiva da Caldense. Aos 12′, Esquerdinha recebeu na entrada da área, mas, desequilibrado, mandou para fora. Dois minutos da tarde, foi a vez de Filipi Sousa mandar por cima da meta.
Aos 17′, Henrique Caivano aproveitou vacilo de Esquerdinha, roubou a bola e mandou para fora. Apostando na fuga nas pontas do campo, o alviverde criou sua melhor chance. Nunes cruzou na área e Esquerdinha bateu para João Paulo fazer uma grande defesa. Aos 27′, o alviverde foi efetivo. Nunes dividiu com o camisa 1 da Caldense e a bola sobrou limpar para Everton. Sem ser fominha, ele mandou no meio da área para Vitor Xavier abrir o placar.
Animado, o Gama quase ampliou. Após bate e rebate na área, Rambo chutou e, mesmo com desvio, a bola passou perto. Aos 34′, Nunes arriscou rasteiro e João Paulo encaixou. Com 38’m Lucas Silva cruzou e a bola foi em direção ao gol. Calaça salvou. Na sequência, os times pecavam nas definições, com as defesas se destacando. Assim, o relógio marcou 48′ e a primeira etapa terminou com vantagem do alviverde candango.
Gama amplia e garante resultado
Em desvantagem, a Caldense começou com outra postura, porém, quem ameaçou foi o Gama. Everton aproveitou cochilada da zaga mineira e passou para Vitor Xavier finalizar prensado na zaga. Com 4′, o camisa 20 teve nova chance e novamente não conseguiu chutar ao gol. Aos 7′, ela entrou. Vitor Xavier cruzou na medida para Nunes cabecear e estufar a rede mineira: 2 a 0. Solto em campo, o time candango quase fez outro.
Após cruzamento, a bola se ofereceu para Alba chutar forte, mas para fora. Aos 13′, mais uma bola na rede. Rambo subiu alto para aproveitar escanteio e ampliar: 3 a 0. Na sua primeira boa chegada, a Caldense desperdiçou quando Filipi Sousa bateu cruzado para fora. Com 23′, os mineiros arriscaram de longe para fácil defesa de Calaça. No minuto seguinte, Emerson cabeceou para João Paulo buscar no cantinho.
Mas o quarto veio logo. Alba cruzou falta na área e Wallace subiu com perfeição: 4 a 0. Tentando se manter viva, a Caldense ainda parou duas vezes em Calaça. Aos 35′, Nunes girou e bateu de canhota para João Paulo salvar. Ainda teve tempo do quinto: Alba cruzou nova bola na cabeça do capitão Emerson. Com o resultado garantido, o alviverde fez o tempo passar com a bola no pé para garantir o triunfo e mais três pontos na Série D.
Gama 5
Rodrigo Calaça; Everaldo, Gustavo Rambo, Emerson e Júlio Lima (Paulo Henrique); Wallace (Romário), Andrei Alba e Esquerdinha (Michel); Everton (David Souza), Vitor Xavier (Ueslei) e Nunes. Técnico: Mayco Tadei
Caldense 0
João Paulo; Filipi Sousa, Morais, Lucas Múfalo e Verrone; Guilherme Martins, Lucas Silva (Barbosa), Nathan e Henrique Caivano (Thiago Batista); Marco Damasceno e Igor Gomes. Técnico: Marcus Paulo Grippi
Gols: Vitor Xavier (1ºT – 27′), Nunes (2ºT – 7′), Gustavo Rambo (2ºT – 13′), Wallace (2ºT – 28′) e Emerson (2ºT – 44′)
o Gama atropela o caldense, se quiser passar de fase vai ter que ficar entre os quatros melhores classificados e depois vai para o mata a mata, aí sim, começa outra disputa só ficará os melhores………na competição………