Por Danilo Queiroz
Após o fim da primeira fase, o Campeonato Candango afunilou de vez. Depois de onze partidas disputadas, somente oito clubes seguem na briga pelo título local de 2019: Gama, Brasiliense, Luziânia, Real, Sobradinho, Paracatu, Capital e Formosa são os clubes que ficaram na zona de classificação para as quartas de final e seguem no sonho de levantar a taça. Respectivamente em nono e décimo, Ceilândia e Taguatinga já estão de férias. Santa Maria e Bolamense foram rebaixados.
A briga, agora, é para valer. Sem chance de errar, os times decidirão suas vidas em 180 minutos. Na quarta-feira (27/3), os oito clubes vivos jogam as partidas de ida: Sobradinho e Real entram em campo às 15h30, no Augustinho Lima; Paracatu e Luziânia medem forças, às 19h, no Frei Noberto; Formosa e Gama se enfrentam às 20h, no estádio Diogão; e Capital e Brasiliense jogam, também às 20h, no Mané Garrincha. Os confrontos de volta acontecem no sábado (30/3) e no domingo (31/7).
A ordem de classificação na primeira fase do Campeonato Candango tem bastante relevância nos duelos de mata-mata do torneio local. Com as quatro melhores campanhas da primeira fase, Gama, Brasiliense, Luziânia e Real entram em campo para jogar por dois resultados iguais. Além disso, têm o direito de definir a classificação como mandantes. Caso avancem para às semifinais, o alviverde e o Jacaré continuam tendo direito as mesmas vantagens.
Sem tempo a perder, as semifinais do Candangão 2019 estão agendadas para acontecer logo em sequência da definição dos vencedores das quartas de final. Os quatro clubes que continuarem vivos no torneio local após a primeira fase de mata-mata já entram em campo em 3 de abril. As partidas que irão apresentar ao torcedor candango os dois clubes que decidirão a taça de campeão acontece três dias depois, em 6 de abril.
Assim como nos últimos anos, os dois jogos da grande final do Campeonato Candango serão disputados no maior palco do Distrito Federal: o Estádio Nacional de Brasília, mais conhecido como Mané Garrincha. Os confrontos para consagrar o campeão do futebol local em 2019 estão marcados para dois sábados: 13 e 20 de abril. Caso não haja alteração, os times entrarão em campo para duelar pela taça às 15h30.
Antes, eram doze times em busca do título de campeão do futebol do Distrito Federal. Agora, apenas oito seguem em busca do grande sonho. Desses, Gama (onze vezes), Brasiliense (nove vezes), Sobradinho (três vezes) e Luziânia (duas vezes) já tiveram a honra de alcançar o ponto mais alto no Candangão. Real, Paracatu, Capital e Formosa sonham com a primeira conquista. Atual campeão candango, o Leão da Serra vem em busca do bi-campeonato.
A hora da verdade está cada vez mais próxima e as emoções prometem ser cada vez mais intensas até a grande decisão do Campeonato Candango!