A última noite de quinta-feira (15/9) decretou a final da Copa do Brasil 2022. O Corinthians derrotou o Fluminense por 3 a 0 e garantiu a segunda vaga para a decisão do campeonato. O Flamengo, que eliminou o São Paulo na quarta-feira (14/9), é o outro finalista. Entre as duas equipes com as maiores torcidas do Brasil, apenas um jogador nasceu no Distrito Federal: o jovem zagueiro do Timão, Robert Renan. O atleta atuou em três jogos na competição até o momento.
Corinthians e Flamengo farão a grande final da Copa do Brasil 2022. O clube paulista eliminou o Fluminense ao vencer por 3 a 0 na última quinta-feira (15/9) por 3 a 0 – 5 a 2 no placar agregado – e disputará a sétima final do torneio em busca do quarto título. Já o rubro-negro carioca garantiu a sua vaga na decisão após ganhar duas vezes do São Paulo, 3 a 1 fora de casa e 1 a 0 no Maracanã na última quarta-feira (14/9). O time treinado por Dorival Júnior tentará o seu quarto título e fará sua oitava final na história do campeonato.
Robert Renan Alves Barbosa, conhecido apenas como Robert Renan no mundo futebolístico, tem 18 anos – completará 19 em outubro – e chegou ao Corinthians no final de 2019. O zagueiro compôs o plantel do time no Sub-17. Em 2021, Robert foi promovido à categoria Sub-20 e em 2022 foi selecionado para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após o campeonato, Robert subiu ao profissional da equipe, sendo figura constante no banco de reservas do Timão.
Três jogos de Robert Renan na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, Robert esteve presente em todos os jogos da equipe. Porém, em grande parte no banco de reservas e sem entrar no tempo regulamentar. O primeiro confronto da equipe, contra a Portuguesa-RJ, válido pela terceira fase do torneio, Robert Renan foi titular e atuou nos 90 minutos no empate em 1 a 1. Após ficar no banco na partida de volta, o zagueiro jogou contra o Santos, nas oitavas, na goleada por 4 a 0 e entrou aos seis minutos da etapa final no lugar de João Victor.
A partida de volta contra o Santos contou com a participação de Robert Renan em campo. O defensor entrou nos acréscimos e atuou por pouco menos de quatro minutos. O jogador brasiliense substituiu o lateral Lucas Piton e foi a última alteração do técnico português Vítor Pereira. Nos quatro jogos subsequentes do Timão, contra Atlético-GO (pelas quartas) e Fluminense (pelas semis), Robert Renan ficou no banco e não foi utilizado pelo treinador alvinegro.
Chance de primeiro título e contrato longo
Os jogos da final da Copa do Brasil serão realizados em 12 e 19 de outubro e os mandos de campo serão definidos por sorteio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima terça-feira (20/9). Caso o Corinthians vença o torneio, Robert Renan conquistará seu primeiro título da carreira. O jovem defensor do Timão, que veste a camisa 30, tem contrato com o clube paulista até o final de 2024.