Após receber a abertura da Copa América, entre Brasil e Venezuela, o Estádio Nacional Mané Garrincha se prepara para receber uma das maiores rivalidades do futebol sul-americano. Nesta sexta-feira (18/6), às 21h, Argentina e Uruguai estarão frente a frente pela segunda rodada da fase de grupos do torneio continental. Pelo lado dos hermanos, o duelo marca o retorno à capital federal após quase sete anos desde a última visita. Em contrapartida, a Celeste Olímpica fará seu primeiro jogo após a reinauguração da arena.
Diretamente de Buenos Aires, a delegação argentina desembarcou em Brasília na noite de quinta-feira (17/6). Após descer na pista do Aeroporto JK, a delegação seguiu diretamente para o hotel onde ficará concentrada, no Setor Hoteleiro Sul. Os hermanos voltam a pisar em solo candango depois de quase sete anos. A última passada traz boas lembranças. Em 5 de julho de 2014, a bicampeã mundial venceu por 1 a 0, com gol de Higuaín, a geração de ouro da Bélgica, comandada por Hazard e De Bruyne. O resultado garantiu Messi e companhia nas semifinais da Copa do Mundo 2014.
#SelecciónMayor ¡Llegamos a Brasil! 🇧🇷
Con todo, @Argentina 👊🏼🇦🇷 pic.twitter.com/uQ6NZbZNcp
— Selección Argentina 🇦🇷 (@Argentina) June 17, 2021
Do outro lado do confronto, a seleção uruguaia chegou no Distrito Federal na noite da última quarta-feira (16/5). Assim como a Argentina, a Celeste Olímpica também teve uma chegada tranquila. No período da tarde, os comandados de Óscar Tabárez realizaram um treinamento no Estádio Defelê, na Vila Planalto. O clássico desta sexta-feira marca a estreia uruguaia na competição. Isso porque, o esquadrão não participou da rodada inaugural e teve o calendário livre, com uma espécie de “folga”
⚽ ¡Fútbol informal celeste en Brasilia! pic.twitter.com/idoJJkuYrZ
— Selección Uruguaya (@Uruguay) June 17, 2021
Retrospecto
O clássico do Rio da Prata já foi disputado 206 vezes. Os números são favoráveis à Argentina, com 88 triunfos. Enquanto isso, o Uruguai venceu 65 partidas. Por fim, 53 empates fecham o duelo.
Estrelas em campo
Além do clássico em si, a partida reúne outros grandes motivos para os amantes do esporte. Os craques Lionel Messi e Sergio Agüero são os grandes nomes da seleção argentina. No lado uruguaio, Luis Suárez e Edinson Cavani carregam as esperanças de gols.