Por Danilo Queiroz
O desempenho futebolístico do Gama no Campeonato Candango de 2020 está tão satisfatório que o primeiro objetivo do clube levou apenas sete rodadas para ser alcançado. Com os resultados das partidas do certame, o alviverde garantiu sua classificação antecipada para a segunda fase da competição local. Atualmente, o Periquito, que defende o título de campeão na última temporada, lidera o torneio com 21 pontos conquistados e segue com 100% de aproveitamento até o momento.
O jogo que garantiu a participação gamense na fase mata-mata do Candangão foi disputado no domingo (1/3) e sequer envolveu o alviverde. Jogando no estádio Bezerrão, Capital e Luziânia empataram em 2 a 2. Com o resultado, o time goiano parou nos sete pontos e ficou em oitavo. Com a mesma pontuação, o Unaí, que no sábado (29/2) perdeu em casa para o Taguatinga por 3 a 2, é o primeiro time fora da zona de classificação. Atualmente, as equipes do entorno do Distrito Federal estão a 14 pontos do Gama.
Como só faltam quatro rodadas para a conclusão da primeira fase, automaticamente restam apenas 12 pontos em disputa. Mesmo se ganharem todas as partidas, Luziânia e Unaí chegariam somente aos 19 pontos, o que não seria suficiente para sequer igualar os 21 pontos que o Gama já somou na competição local. Agora, o alviverde mira alcançar um novo e importante objetivo: o de se sacramentar nas primeiras posições da competição local ao fim da primeira fase.
Se terminar como líder, o Gama conquistaria o direito de sempre definir como mandante os duelos de mata-mata até a grande final. Terminando em segundo lugar, o alviverde teria o mesmo benefício ao menos até as semifinais. Até o fim da primeira fase, o Periquito terá mais quatro duelos para frente: recebe o Capital na oitava rodada, visita o Luziânia no certame seguinte, volta a jogar em casa contra o Real Brasília na décima rodada e fecha o turno contra o Formosa novamente no Bezerrão.