19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Relembre os times campeões do Candangão no ano pós-acesso

Vice da Segundinha em 2022, Real Brasília foi campeão local e repetiu a façanha protagonizada por apenas um time. Outros dois chegaram na final, mas foram vices

- Continua após a publicidade -

Um rebaixamento não faz parte do planejamento de nenhuma equipe de futebol, seja no Distrito Federal, no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. Quando isso ocorre, os clubes utilizam costumeiramente o termo reconstrução para definir o processo. Em poucos casos, o time realmente renasce das cinzas. Esse foi o caminho percorrido pelo Real Brasília até o título do Campeonato Candango de 2023.

Dois anos antes, em 2021, o Leão do Planalto amargou um rebaixamento inesperado para a segunda divisão do torneio local. Na temporada passada, o time aurianil ficou com o vice-campeonato do torneio de acesso – perdeu a final para o Samambaia. Na temporada de retorno, o destino reservou ao Real Brasília o primeiro título da história na elite do Candangão. Feito para poucos.

Antes de o aurianil concretizar o pós-acesso perfeito, somente um clube havia sido campeão logo na temporada seguinte à chegada na primeira divisão. Em 2002, o CFZ estreava na elite do Candangão após passagem protocolar pela Segundinha. A filial do clube de Zico no Distrito Federal iniciou os trabalhos na capital em 2001 e, obrigatoriamente, precisou começar de baixo.

- Continua após a publicidade -

Clique e leia mais
É campeão! Real Brasília vence Brasiliense nos pênaltis e leva o Candangão
Para eternizar! Baixe o pôster da conquista do Real Brasília no Candangão
Real Brasília é o quinto clube campeão inédito do Candangão no século

A campanha de acesso, inclusive, foi muito parecida com a do Real Brasília. Na primeira fase, o CFZ ficou em primeiro no Grupo A, chegou na final, onde foi batido pelo Brasília. Em 2002, na primeira participação no Candangão, o Galinho surpreendeu todos os concorrentes. Sob a batuta de Reinaldo Gueldini, o time foi campeão invicto. A edição daquele ano teve um hexagonal final para definir o dono da taça.

Ficaram no quase

A Segunda Divisão do Campeonato Candango é um torneio relativamente novo no Distrito Federal. A disputa foi iniciada na temporada de 1997 para resolver a alta demanda de clubes por competições na capital. Com isso, naturalmente, poucos times tiveram a oportunidade de serem campeões logo no ano seguinte ao acesso. Dois acabaram batendo na trave, chegaram na decisão, mas foram vices.

Em 2000, o Brasiliense teve uma trajetória semelhante a do CFZ. Recém-fundado, o Jacaré começou na Segundinha e garantiu o acesso à elite com direito a título. Na primeira participação no Candangão, o Jacaré fez boa campanha e, passo a passo, conseguiu chegar na final. Porém, não passou de lá. Na decisão de jogo único diante do Gama, foi derrotado por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato.

O enredo se repetiu nove anos depois. Naquela temporada, o tradicional Brasília voltava à primeira divisão do torneio local. Rebaixado em 2002, o Colorado tentou voltar nos dois anos seguintes, mas fracassou. Depois, passou três anos sem tentar. Em 2008, voltou e conseguiu o acesso com taça sobre o Luziânia. No retorno ao Candangão, foi até a final. Porém, acabou perdendo para o Brasiliense.

Campeões do Candangão no pós-acesso
2023 – Real Brasília
2002 – CFZ

Subiram e bateram na trave
2001 – Brasiliense
2009 – Brasília

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P