Um dos times mais conhecidos no Distrito Federal, o Ceilândia possui um bom retrospecto dentro do Campeonato Candango nos últimos anos. O clube possui dois títulos da competição local, mas acumula diversos vice-campeonatos no currículo. A última vez que o Gato Preto alcançou a grande decisão do Candangão foi em 2022, quando foi derrotado pelo Brasiliense em duas partidas, ambas realizadas no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião.
Naquele ano, o Ceilândia alcançou a segunda final consecutiva. Em 2021, o Alvinegro também foi até o fim da competição local, mas acabou sendo derrotado na finalíssima. Em 2022, o Candangão contou com 10 clubes participantes: Ceilândia, Capital, Brasiliense, Gama, Santa Maria, Paranoá, Brasília, Taguatinga, Unaí e Luziânia. Na fase inicial, todos os times se enfrentaram em jogos de ida, terminando a primeira fase com nove jogos.
O Ceilândia realizou um ótimo início de campeonato, terminando na primeira colocação entre os 10 times participantes. Em nove partidas o Alvinegro conquistou seis vitórias, um empate e duas derrotas, marcou 20 gols e sofreu 12, terminando a primeira fase com 70% de aproveitamento. O Gato Preto ficou na frente de Capital (2º), Brasiliense (3º) e Gama (4º), que foram os outros esquadrões que se classificaram para a segunda fase do Candangão 2022.
– Clique e saiba mais
– Adelson de Almeida chega à sétima final de Candangão à frente do Ceilândia
– Finais do Candangão: FDFF marca horário de Capital x Ceilândia
– Partiu, final! Em jogão, Ceilândia bate o Gama e vai à decisão do Candangão
A fase seguinte daquele ano foi diferente. Os quatro classificados se enfrentaram em confrontos de ida e volta, totalizando seis partidas. Os dois primeiros do grupo avançaram para a decisão da competição local. Desta vez o Ceilândia ficou na segunda colocação, porém, com a mesma pontuação do Brasiliense, que terminou na liderança. Os times ficaram com 13 pontos cada, seguidos pelo Capital e Gama, que acabaram eliminados.
O jogo de ida terminou 2 a 1 para o Jacaré. Marcão abriu o placar ainda no primeiro tempo de jogo, enquanto Aldo fez o segundo e colocou uma boa vantagem no marcador. Tarta descontou no segundo tempo. Para o Ceilândia só a vitória interessava no jogo de volta, mas o empate em 2 a 2 acabou dando o título para o Brasiliense. Com o resultado, o Gato Preto alcançou o sexto vice-campeonato na história do Campeonato Candango.
Candangão BRB 2024
Final
Ceilândia x Capital
Domingo (31/3) – 15h30
Estádio Mané Garrincha
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Venda online: Bilheteria Digital